Desde que a minha história começou a ser escrita à frente da Secretaria de Educação de Americana, procurei buscar cada vez mais conhecimento sobre a arte de educar. O que de início era uma exigência do ofício, com o passar de pouco tempo se revelou um prazeroso exercício de aprendizagem diária. Nesse tempo, procurei ouvir gente da área para compreender os princípios que regem a relação entre mestre e aluno.
 
E nessa busca, tive vários encontros que contribuíram com minha percepção do assunto, como a participação no Educar Educador e no SalaMundo, eventos de alcance internacional, nos quais pude ouvir as experiências de estudiosos como o jornalista norte-americano Paul Tough, do tradicional periódico ???The New York Times???, conceituado escritor especialista em Educação e James Hunter, escritor mundialmente reconhecido por tratar do tema liderança com maestria.
 
Minha ???busca pelo saber??? também foi enriquecida com autores nacionais e de grande importância, como o filósofo, escritor e educador Mario Sérgio Cortella, e através do meu envolvimento com a causa por meio das ações junto à Câmara Temática da Educação da Região Metropolitana de Campinas e à Undime (União Nacional dos Dirigentes de Ensino), na qual faço parte da diretoria.
 
Na busca incansável pelo melhor, abri as portas da Secretaria da Educação para a tecnologia, alinhando nossas salas de aula às exigências do Século 21, permitindo que o aluno tenha a oportunidade de usufruir de ferramentas que tornam o ato de aprender algo ainda mais próximo da realidade atual e, ao educador, cria um aliado para ampliar a forma de ensinar.
 
Mas de tudo que aprendi a respeito de ensinar e diante de toda a tecnologia que hoje está disponível em nossa Rede Municipal de Educação, a convicção mais forte e mais predominante, que trago desde o tempo de quando ainda era um aluno, é de que nada substituirá o educador, um ser único, que merece todo o nosso respeito e reverência.
 
Por isso, tenham em seus corações de que nunca deixaremos de lutar por vocês, mesmo que isso consuma dias, meses e anos. Obrigado professores, educadores, mestres. Por entender que vocês são vocacionados para mudar o mundo, acreditamos que construiremos dias ainda melhores.

 
Luciano Corrêa
Secretário de Educação de Americana