Um duplo e raro evento irá acontecer nesta sexta-feira (27) e poderá ser observado no OMA (Observatório Municipal de Americana) gratuitamente, a partir das 18 horas. A primeira atração será o eclipse total da Lua, e com duração de 103 minutos, será o mais longo do século XXI. Outra característica interessante é que a Lua estará no apogeu (maior distância da Terra), enquanto a Terra estará no afélio (maior distância do Sol).
De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, será um caso muito peculiar, mas ambos os fenômenos não se relacionam entre si.
MARTE ESTARÁ EM OPOSI????OAo mesmo tempo, Sol, Terra e Marte estarão alinhados, o que é chamado na astronomia de ???oposição???. Nesta ocasião, o planeta Marte estará distante da Terra ???apenas??? 57.900.000 km e o planeta Júpiter também estará visível, assim como os planetas Vênus e Saturno.
???Será uma grande noite e uma oportunidade única de poder ver no céu quatro planetas???, disse o astrônomo. Os visitantes que forem ao OMA, além de poder observar o céu através do moderno telescópio instalado no interior da cúpula, receberão todas as informações pertinentes aos planetas.
Em razão desses dois eventos, o início da programação especial está marcada paras às 18 horas. A entrada do OMA se dá pelo portão principal do Jardim Botânico e é proibida a entrada de crianças menores de 5 anos à cúpula do Observatório. Entretanto, elas poderão observar o céu através do telescópio menor, colocado à disposição do público no deck superior de observação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do OMA (19) 3407-2985.