Com o objetivo de ampliar a percepção ambiental, sobretudo, quanto ao uso de resíduos orgânicos e envolver o ser humano com a natureza, a Secretaria de Meio Ambiente de Americana implantou nesta semana o projeto piloto de compostagem no Jardim São Roque, localizado na Rua Xingu, no bairro São Roque.
De acordo com a secretaria, o projeto produz adubo orgânico para abastecer o jardim que é cuidado pela comunidade local e por funcionários da Casa da Criança Juriti. Foram utilizados resíduos de arborização urbana provenientes dos serviços de poda feito pela Prefeitura de Americana, os resíduos do próprio jardim  (flores, girassol) e também os resíduos provenientes da merenda escolar da Casa da Criança Juriti. A técnica escolhida foi o sistema de leiras, em que são reaproveitados cerca de cinco quilos de resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar, além dos resíduos de poda e do jardim, cascas de ovo, borra de café, cascas de frutas não cítricas, entre outros. O objetivo da equipe da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, organizadora do projeto e pertencente à secretaria municipal, é que o local se transforme em um piloto para que outras unidades escolares possam visitar e visualizar o processo de compostagem instalado.
A compostagem é uma importante ferramenta ambiental, uma vez que reduz o volume e a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3471-7770. A Secretaria de Meio Ambiente fica na Rua Florindo Cibin, nº 435, Jardim São Paulo.