A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana prossegue com o mutirão de limpeza na região do Parque da Liberdade. A limpeza, iniciada na segunda quinzena do mês de outubro, já foi executada na Rua Serra do Mar e em outras áreas públicas.
A partir da próxima semana, as equipes de volumosos e de cata-treco da Sosu irão retirar das calçadas móveis e materiais inservíveis que deverão ser colocados pelos moradores para descarte.
Após a limpeza e retirada dos materiais, aos moradores e a população em geral devem manter as áreas limpas. O descarte irregular de lixo em áreas públicas e terrenos é passível de multa. A conscientização das pessoas é muito importante para preservação do meio ambiente e para evitar proliferação de ratos, baratas, mosquitos da dengue, escorpiões, entre outros, que podem causar riscos à saúde.
A Prefeitura de Americana realiza a limpeza da cidade permanentemente e intensifica o trabalho com a realização de mutirões e o suporte de seis ecopontos. O descarte irregular é combatido com a conscientização das pessoas, com o monitoramento de câmeras e a fiscalização do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), explicou o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
O município disponibiliza ecopontos para o descarte correto de materiais inservíveis. As unidades estão localizadas no Parque Universitário (Avenida Gioconda Cibin), Jardim dos Lírios (Rua Seriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209) e na Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com Rua Pantanal).
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. Cada morador pode descartar diariamente um metro cúbico de material.