Composta por 46 pessoas, entre atletas e equipe técnica, a delegação esportiva de Nova Odessa iniciou esta semana a disputa da 62ªedição dos Jogos Regionais, sediada em Santa Bárbara d’Oeste. Os novaodessenses disputam neste ano em quatro modalidades: basquete, futsal, malha e judô. A participação tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo.
A delegação de Nova Odessa é formada por 12 atletas de basquete masculino, além do técnico Tiago Tognella e do assistente Saulo Júnior, 15 de futsal masculino, mais o técnico Valentim Martins e os assistentes Carmelo dos Santos e Walter Gomes, 6 judocas homens, tendo como técnico Eugênio Cavalcanti, e 6 competidores de malha, juntamente da técnica Carine Piveta.
Na quarta-feira (18), Nova Odessa venceu Itapira no basquete, por 76 a 57. Na manhã desta quinta-feira (19), a equipe de malha venceu Socorro por 120 a 40. Nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 8h, a equipe de malha compete contra Morungaba. No mesmo dia, às 14h, o time de basquete enfrenta Araras. E no sábado, dia 21, a partir das 17h, Nova Odessa compete no futsal contra a cidade de São José do Rio Pardo.
Os Jogos Regionais tiveram início no ano de 1950, com a finalidade de revelar novos talentos e o intercâmbio esportivo. Desde a época, os campeonatos eram realizados por regiões e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior. A competição ocorre sempre no mês de julho, aproveitando as férias escolares e a estrutura das unidades para servir de alojamentos e até instalações esportivas.
Conforme explica o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, os Jogos Regionais promovem a massificação esportiva. “?? um evento maravilhoso e muito importante para o esporte não só de Nova Odessa, mas de toda a região e também o país”, ressalta. A história traz talentos como Hortência e Paula, no basquete, Aurélio Miguel, no judô, e Cláudio Kano, no tênis de mesa, entre outros.
O dirigente esportivo explica que a prioridade no setor tem sido dada para as escolinhas com crianças a partir dos 6 anos de idade. “Dentro da reestruturação pela qual passa o esporte local, as demais modalidades estão sendo preparadas para a disputa no próximo ano”, detalha Levi Tosta. São mais de 1,2 mil jovens tendo aulas gratuitas em atividades como futsal, futebol, handebol, basquete, vôlei, muay thai, kung fu, taekwondo, judô, damas e xadrez.