Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa removeram uma grande quantidade de garrafas plásticas da lagoa do Parque Ecológico Isidoro Bordon, uma das principais áreas de lazer de Nova Odessa, na tarde de terça-feira (16). O lixo é resultado do descarte irregular feito por motoristas e pedestres em ruas, avenidas e passeios públicos, que chega ao curso d???água após caírem em bueiros e bocas de lobo da cidade.
???Quando é advertida, a pessoa geralmente minimiza e fala: ???é só uma garrafinha???. Falta a uma parte da população a consciência dos impactos que centenas, milhares, milhões de garrafas e vários outros tipos de embalagens plásticas podem causar ao meio ambiente???, alerta a diretora de Meio Ambiente do município, Aryhane Massita.
Segundo Aryhane, a situação flagrada esta semana na lagoa do parque é rotineira. ???A bacia do Parque Ecológico é constituída pelo Córrego Represa, que fica numa região de baixada. Por isso, tudo que chega aos bueiros e bocas de lobo dos bairros altos do entorno cai nas galerias e é conduzido até a lagoa???, explica a funcionária da Secretaria de Meio Ambiente.
Entre os objetos despejados na represa estão garrafas plásticas, garrafas PET, frascos de produtos de limpeza, além de outros materiais como embalagens de leite e até brinquedos. ???Isso sem contar os materiais que afundam e se acumulam no fundo da lagoa e só conseguimos remover em ações de desassoreamento???, comenta a servidora.
Além do lixo descartado nas ruas, uma ação indireta de moradores também contribui para a poluição de rios e represas: o depósito de lixo em calçadas, ruas, avenidas e cruzamentos. Devido à ação de cães e gatos, que rasgam os sacos em busca de alimento, os objetos também atingem o sistema de escoamento de água. Para coibir essa prática, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos na cidade, já instalou 50 contêineres em pontos críticos e tem orientado a população sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo.
A Prefeitura de Nova Odessa mantém pontos fixos para descarte de materiais recicláveis – os LEVs (locais de entrega voluntária) – no próprio Parque Ecológico Izidoro Bordon, localizado no Jardim Europa, e no Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. Já o descarte de entulho deve ser feito no Ecoponto, que fica no Jardim Monte das Oliveiras.
O desassoreamento das represas do bosque Manoel Jorge e do Parque Ecológico Isidoro Bordon é uma das medidas traçadas pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para melhorar as condições dos parques e, ao mesmo tempo, estruturar reservatórios para o armazenamento de água da chuva. Desde o final do ano passado, Bill esteve em São Paulo três vezes para tratar do assunto com representantes do Governo do Estado.