No último dia 18 de março, a Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa realizou, a partir de um chamado de uma moradora da cidade, o resgate de um gato jovem (gatinho) que estava preso em uma tubulação de águas pluviais no Parque Fabrício. A operação de resgate durou um dia inteiro, e o animal foi resgatado às 18h30 da tarde, são e salvo, ainda que bastante assustado. “Estava capturando alguns gatos para castrar e já havia três dias que não via esse gatinho. Estava andando e procurando quando ouvi um miadinho vindo de dentro de um cano de escoamento de chuva. Era mais ou menos 12h, fiquei até umas 14h para ver se ele saia sozinho, tentei colocar um paninho para ver se ele escalava, mas sem sucesso”, disse Larissa Frias, moradora de Nova Odessa que estava tentando resgatar o gato.
Após as primeiras tentativas, Larissa fez contato com o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (que é médico veterinário e defensor da causa animal) e com Vanderlei Wilians Vanag, coordenador da Defesa Civil do Município. “Além do Vanag, que chegou para ajudar no resgate, também pedi ajuda para a assessora do deputado estadual Delegado Bruno Lima, que chegou em seguida também. Tentamos inúmeras coisas, o Vanag buscou os equipamentos para tentar passar na tubulação, mas tudo ‘empacava’ no caminho por causa das curvas do cano”, explicou Larissa.
Depois disso, o prefeito – que estava em contato constante com Vanag durante o resgate do animalzinho – pediu o apoio da equipe da Coden Ambiental, que enviou um caminhão para passar uma mangueira para tentar “empurrar” suavemente o animal até a ponta do cano, onde seria possível “pegá-lo” com uma corda. “O método do caminhão também não funcionou, então tivemos a ideia de amarrar um cabo na mangueira da Coden e, na ponta, foi amarrado um macarrão de piscina para puxar o gatinho para fora sem machucá-lo. E assim conseguimos pegá-lo por volta das 18h30”, completou Larissa.
“Em seguida ao resgate, corremos com ele para uma clínica veterinária local, onde ele passou por consulta. Ele estava sem ferimentos, porém estava muito desidratado e magro, devido provavelmente ao longo tempo sem se alimentar, então ele precisou ficar internado cinco dias, mas se recuperou super bem. Logo após a alta, ele foi encaminhado para um lar temporário e na sexta-feira (25/03) foi adotado por uma família incrível”, finalizou Larissa. O gato foi nomeado como “Macarrão” devido ao modo com que foi resgatado. Para casos como esse, a população de Nova Odessa pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99545-6418, a Defesa Civil Estadual pelo 199, os Bombeiros Estaduais pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.