O Ministério da Cultura liberou recursos de R$ 1 milhão para investimento na adequação do espaço para um centro cultural no Jardim Palmeiras. A contrapartida do município é de R$ 80 mil. Hoje, como equipamento cultural, a cidade conta apenas com a Biblioteca Municipal, no Centro.

O prédio, que fica próximo à Paróquia Nossa Senhora Josephina Bakita, terá um anfiteatro com 220 lugares e estrutura para receber eventos diversos, além de espaços para atividades culturais diversificadas.

Será desenvolvido no local o projeto da Escola de Música, por meio do qual os músicos da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss serão convidados a dar aulas para crianças. Também utilizarão o novo espaço o Coral Cidade de Nova Odessa e a Orquestra Filarmônica, que terão um ambiente adequado para seus ensaios semanais.

O processo junto ao Ministério da Cultura está agora em fase de elaboração de projeto. Após a assinatura do convênio, o prazo de conclusão do espaço deve ser de cerca de um ano.  O recurso foi solicitado pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) por meio de uma emenda.