“Programa Saúde da Família” e “Estratégia Saúde da Família” visam reorganização da atenção básica; representante do Ministério da Saúde se reuniu com secretário Sérgio Molina e profissionais da área para discutir próximos passos

O Programa Mais Médicos passa, a partir desta semana, a fazer parte dos estudos de reestruturação da Atenção Básica em Nova Odessa. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, iniciou uma nova fase do projeto, que visa a reorganização da atenção básica. Faz parte deste estudo a implantação da ESF (Estratégia Saúde da Família) e também a reorganização do PSF (Programa Saúde da Família) com objetivo de melhorar o atendimento público.

Nesta semana, o secretário de Saúde, Sérgio Molina, e a diretora de Saúde Básica, Glaucia Blumer Paulon, se reuniram com representante do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Carolina Vitti Domingues, para discutir as ações. Os secretários de Governo, Wagner Morais, e Administração, Francisco Mauro Ramalho, também participaram do encontro.

Atualmente, Nova Odessa conta com nove médicos participantes do Programa Mais Médicos na cidade. Segundo Molina, o primeiro momento do projeto foi a vinda de novos profissionais para a cidade. Agora, será dado encaminhamento ao programa com a implantação do ESF e reorganização do PSF. “O Ministério da Saúde dará toda assessoria para que viabilizemos estas novas etapas ainda no segundo semestre deste ano”, disse o secretário.

Molina afirmou que tanto o PSF quanto o ESF buscam a descentralização do atendimento, fortalecendo as UBSs (Unidades Básicas de Saúde)e o atendimento domiciliar e, consequentemente, o vínculo entre os profissionais e o paciente.

O secretário afirmou que um projeto já está sendo elaborado e os profissionais envolvidos serão capacitados para oferecer da melhor forma possível o atendimento aos pacientes. “Estamos caminhando, reestruturando e humanizando nosso atendimento. Este é o nosso objetivo”, disse Molina.

Gláucia também ressaltou a importância desta nova etapa. “Essa reunião que tivemos com a Carolina foi muito importante para que nossa cidade se adeque e para que tenhamos a cada dia melhores condições de atendimento”, afirmou.