A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira (25) mais uma importante medida para fazer frente à pandemia de coronavírus no município: a compra de 20 novos respiradores para o Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. Os equipamentos são essenciais para a sobrevivência e recuperação de pacientes graves da Covid-19. Atualmente, o município conta com oito respiradores, sendo que quatro são alugados e chegaram à principal unidade de saúde da cidade assim que a pandemia foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O anúncio da compra dos 20 novos respiradores foi feito pelo secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, em live transmitida na página da Prefeitura de Nova Odessa nesta quarta-feira. A pasta está finalizando o processo de compra e os equipamentos devem ser entregues em até 30 dias. O menor preço encontrado pela Administração juntos aos fornecedores dos respiradores foi R$ 28 mil.
O recurso para a compra virá da realocação de R$ 600 mil do Fundo Municipal de Habitação. O projeto de lei que autoriza a sua utilização já foi encaminhado à Câmara depois de reunião entre o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o presidente do Legislativo, Vagner Barilon, e os vereadores vão se reunir na sexta-feira (27), em sessão extraordinária, para votação. “A gravidade do momento que vivemos exige a adoção de medidas por parte da Prefeitura. O reforço da capacidade de respiradores em nosso hospital é, sem dúvida, uma medida prudente para o enfrentamento desta pandemia”, disse Vanderlei Cocato. “Por isso quero mais uma vez agradecer a todos os vereadores, em nome do presidente Vagner Barilon, que entenderam a necessidade de utilizarmos esse recurso do Fundo Municipal de Habitação. Lembrando que, neste caso específico, a compra só pode ser feita para equipamentos permanentes”, explicou o secretário.
OUTRAS MEDIDAS. Cocato também anunciou que a Prefeitura vai convocar, já nos próximos dias, mais 10 técnicos em enfermagem e 2 enfermeiros, todos aprovados em concurso público para cargos temporários, para reforçar as equipes do Hospital Municipal. Na segunda-feira (23), 17 novos profissionais começaram a trabalhar na Saúde: seis motoristas de ambulância; três fisioterapeutas; dois técnicos em enfermagem; duas auxiliares de farmácia; uma auxiliar de dentista; um agente comunitário de saúde; um enfermeiro e uma assistente social.
“Quero agradecer o prefeito Bill, que está muito preocupado com o avanço desta pandemia em todo o Brasil e não tem medido esforços para disponibilizar à Secretaria de Saúde toda a estrutura necessária para o atendimento dos nossos usuários da rede pública de saúde. ?? um reforço importantíssimo, que chega em ótima hora e tenho certeza que esses profissionais chegam com o mesmo espírito daqueles que estão conosco já: fazer o melhor possível pela nossa população”, disse Cocato.