NM: Como você avalia 2017 (seu mandato e a cidade)?
Gualter Amado: O ano de 2017 foi um ano de grandes batalhas pois acredito eu o pior ano político e financeiro do país e isso refletiu e muito nos minicipios, o congresso se mostrou como sem etica, sem princípios, sem carater e corruptos e infelizmente alguns munícipes generalizaram e nos confundiram com eles. Com a renovação, que acredito ser muito bom e gostaria que acontecesse também no congresso e senado, muitos munícipes acreditaram que mudariamos a situação da cidade em questão de meses mas com a crise financeira e o sucateamento das secretarias deixado pelas administrações anteriores, isso era impossível. Foi um ano de grandes conquistas, mesmo que para muitos não foi, mas aprovamos 9 PL sancionados, alguns deles direcionados a pessoas com deficiências, como faço parte da CPA e do COMID, outro de otimizações de trabalhos tanto no legislativo com no executivo, exemplo o do corpo de bombeiros, centenas de indicações e vários requerimentos onde tive aprendendo muito sobre o trabalho publico, já que vim do comercio, sou engenheiro e gosto muito de entender como funciona tudo e dos numeros. Me orgulho muito do meu trabalho e da minha equipe e acredito que a partir de agora tudo vai mudar pois o município vai aumentar a arrecadação e vejo por mim que já conheço um pouco de tudo da administração pública e teremos grandes conquistas e projetos para os próximos anos.
NM: Esperava ter feito mais? Gualter Amado: Criamos a semana da saúde ocular que fará um trabalho de mutirão nas escolas para verificar como as crianças estão enxergando pois muitas crianças tem déficit de aprendizagem pois não enxergam direito.
NM: Qual seu orgulho (do mandato) no ano que termina? Gualter Amado: Fiz também trabalhos com a EMTU para melhorar alguns aspectos aqui na minha região como sinaleiros, também estou fazendo um trabalho junto ao DENIT, órgão federal para a retirada das torres de alta tensão desativadas e uma feira livre aqui no meu bairro trazendo integração dos bairros vizinhos e gerando empregos e receita para nossa cidade.
NM: O que espera/projeta para 2018.Gualter Amado: Mas meu grande sonho ainda é transformar a gruta Dainese em um parque valorizando toda esta região que nunca foi dada atenção merecida deste povo tanto sofrido.Também fiz um trabalho de acompanhamento da utilização da receita em cima da CIP e estou acompanhando o uso deste dinheiro já que tem que ser investido somente na iluminação público e cobro a troca das lâmpadas por led melhorando a escuridão da cidade e economizando em energia. E Estou acompanhando de perto o trabalho que terá que ser feito de desassoreamento do Ribeirão quilombo pois as margens sempre sofrem a vários anos com inundações e precisamos mudar isso pois os prejuízos financeiros para a cidades são muitos e vidas estão em risco.