Pela primeira vez, onças-pintadas trigêmeas foram registradas no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa entre MG e Bahia.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

As imagens inéditas da mãe e dos três filhotes foram captadas por câmeras especiais que monitoram a vida selvagem na região.

Vídeo Onça com filhotes

 

Ultraciclista vai de São Paulo à COP 30 para levar mensagem de mobilidade

Joab Marques sairá de São Paulo no próximo dia 28 e segue até Belém em um pedal que deve durar 14 dias e minimizar a emissão de 0,3 toneladas de CO₂

onca

Cerca de 3.000 km separam São Paulo (SP) e Belém (PA), palco da conferência do clima da ONU, a COP 30, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro, e que serão atravessados de bicicleta pelo ultraciclista, Joab Marques. Serão 14 dias consecutivos de pedal pela espinha dorsal do País — BR-153 e BR-230 — passando pelo interior paulista, Goiás, Tocantins até o Pará. Um um roteiro pensado para alto volume de quilômetros por dia e com uma logística enxuta para não sobrecarregar o atleta. A chegada a Belém está prevista para 10 de novembro, um dia antes da abertura oficial do evento.

Mais do que um feito esportivo, o projeto transforma deslocamento em mensagem climática: ao optar pela bicicleta para se deslocar, Joab deve evitar a emissão de cerca de 0,3 tonelada de CO₂,(fonte Calcule sua Emissão de CO2 | SOS Mata Atlântica) se comparado ao uso de carro, ônibus ou avião nessa mesma distância. Para esse desafio, o ultraciclista vai contar com o apoio da Shimano, referência mundial em componentes e tecnologia para bicicleta, em especial, com o grupo de componentes Shimano CUES, que se sai muito bem em longas distâncias por ter uma tecnologia inovadora que oferece trocas de marchas suaves, engate consistente e maior durabilidade de cassete e corrente, o que é fundamental para reduzir a manutenção ao longo da travessia.

“O ultraciclismo exige muito foco e constância. Nesta travessia ousada rumo à COP 30, alguns pilares são fundamentais: ritmo, sono, alimentação e, especialmente, a confiança no equipamento. E o grupo CUES me dá a tranquilidade de fazer esse trajeto de 3.000km com segurança pela sua alta durabilidade”, explica Joab Marques.

“Desafios reais como essa travessia mostram o real valor das soluções Shimano que são pensadas para quem pedala todos os dias. O grupo CUES foi criado para entregar robustez com durabilidade para longas distâncias e, por isso, a jornada do Joab até a COP 30, no coração da Amazônia, inspira a comunidade a ver a bicicleta como mobilidade eficiente, segura e de baixo carbono”, comenta Juliano Xavier, diretor da Shimano para a América Latina.

Além do grupo de componentes CUES, a Shimano está apoiando o atleta com toda a parte de logística, hospedagem e manutenção da bike. Essa iniciativa está diretamente ligada a um dos principais valores da marca, que é incentivar a mobilidade urbana como forma de minimizar os impactos no meio ambiente. Joab também contou com a colaboração de Willian Mendes, assessor de Pautas Ambientais do gabinete da Vereadora Renata Falzoni (SP), que auxiliou na definição da rota com relação à infraestrutura de ciclovias e condições das rodovias.

“A bicicleta está se tornando um portal para a conscientização e engajamento das pessoas na proteção ambiental e climática. A jornada que Joab, com apoio da Shimano, enfrentará a expressão máxima disso. Pedalar de São Paulo até Belém é algo notável e cativante, abrindo inúmeras possibilidades para o debate sincero sobre saúde, mobilidade sustentável, proteção ambiental e justiça climática”, enfatiza Paulo Moutinho, PhD, cientista sênior e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

“A preservação ambiental é muito mais que uma pauta, ela é um valor fundamental para a Shimano. Toda nossa cultura está baseada em preservar o meio ambiente e educar a sociedade para manter esse legado. Portanto, esse pedal é muito simbólico pois reúne mobilidade, conscientização e esporte, tudo o que acreditamos ser importante para uma vida e um mundo melhores”, completa Juliano.

Roteiro

– Dia 01 — São Paulo → Limeira (SP)
– Dia 02 — Limeira → Ribeirão Preto (SP)
– Dia 03 — Ribeirão Preto (SP) → Uberlândia (MG)
– Dia 04 — Uberlândia (MG) → Campo Alegre de Goiás (GO)
– Dia 05 — Campo Alegre de Goiás (GO) → Brasília (DF)
– Dia 06 — Brasília (DF) → Barro Alto (GO)
– Dia 07 — Barro Alto (GO) → Santa Tereza do Goiás (GO)
– Dia 08 — Santa Tereza do Goiás (GO) → Figueirópolis (TO)
– Dia 09 – Figueirópolis (TO) → Paraíso do Tocantins (TO)
– Dia 10 — Paraíso do Tocantins (TO) → Brasilândia do Tocantins (TO)
– Dia 11 — Brasilândia do Tocantins (TO) → Wanderlândia (TO)
– Dia 12 — Wanderlândia (TO) → São Domingos do Araguaia (PA)
– Dia 13 — São Domingos do Araguaia (PA) → Jacundá (PA) (via Marabá)
– Dia 14 — Jacundá (PA) → Tailândia (PA)
– Dia 15 — Tailândia (PA) → Belém (PA)

Total previsto: 3.000 km

Leia Mais  notícias do Brasil