A Guarda Municipal de Sumaré, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realizou a ???Operação Chorume???, na Avenida Vereador Antônio Pereira Camargo Neto, no Jardim Dall???Orto. Foram vistoriados 39 caminhões de lixo e dois receberam multa por derramar chorume nas vias da cidade. As operações tem o objetivo de fiscalizar e evitar este tipo de infração ambiental, que também traz riscos à saúde dos moradores e de acidentes de trânsito. Neste ano, cerca de 350 caminhões já foram vistoriados e 34 multados.
???Realizamos a operação periodicamente em pontos estratégicos da cidade. Muitos veículos são oriundos de outros municípios e utilizam as vias de Sumaré como rota para descartar os resíduos no aterro em Paulínia. Visamos conscientizar os motoristas e as empresas, para que regularizem os veículos e cumpram a legislação. O chorume nas ruas, além de causar o mau cheiro e poluir o meio ambiente, atrai insetos e outros animais transmissores de doenças, tornando-se uma questão de saúde pública. Nossa intenção com essas operações é cuidar dos nossos moradores e da nossa cidade???, afirmou o prefeito Luiz Dalben.As operações são realizadas com base na Lei Municipal nº 5.793 de 2015. De acordo com o inciso 12 do artigo 29, ???transportar lixo, resíduo ou produto perigoso derramando na via pública??? é infração ambiental, com multa de R$ 3.336,96. Além disso, o derramamento de carga nas vias também é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Além dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e da SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), os guardas municipais de Sumaré também podem realizar as notificações e aplicar as multas. Cinquenta e seis GCMs foram capacitados como agentes de fiscalização ambiental (15) e de trânsito (41), seguindo decreto do prefeito Luiz Dalben.
Os moradores podem auxiliar a Prefeitura na fiscalização, denunciando irregularidades na Guarda. O telefone é 3873-2656.