A Escola Integrada Educativa realiza neste domingo, 30, seu XIII Passeio Ciclístico. Mais de mil pessoas estão sendo esperadas no evento, que já se tornou tradição em Sumaré. Há 13 anos, estudantes, familiares, professores e colaboradores se reúnem em uma grande festa de confraternização.
Este ano, o evento está ainda mais especial porque marca o aniversário de 30 anos da escola. “O Passeio Ciclístico é sempre aguardado com muita expectativa. Os alunos se divertem bastante. E este ano deve ser ainda mais emocionante porque estamos comemorando 30 anos de história”, comenta a diretora Valéria Frezzarin Faé.
O passeio vai começar às 9h, em frente à escola, na Rua Dom Barreto. Os participantes irão percorrer algumas das principais ruas do Centro até chegar à Praça Getúlio Vargas, atrás do Fórum e ao lado da Rua Santos Dumont, primeiro endereço da escola. ?? o momento para descansar, tomar sorvete e torcer para ganhar um dos vários prêmios que serão sorteados.
Após o descaso, os estudantes retornam à escola. O passeio contará com o apoio da Guarda Municipal e de agentes de trânsito. Uma ambulância também dará suporte durante todo o trajeto do Passeio Ciclístico.
Valéria ressalta que a parada na Praça Getúlio Vargas é sempre um momento bastante emocionante porque foi neste local que a história da Educativa teve início. “Nós começamos em uma pequena casa, na Rua Santos Dumont. E como o prédio era pequeno, a Praça Getúlio Vargas tornou-se o local de lazer e atividades com as crianças”, relembra Valéria. A escola cresceu e precisou de espaço maior. Mas antes da se instalar na Rua Dom Barreto, ainda funcionaria em um prédio no Parque Ongaro. A Educativa é hoje uma das escolas mais tradicionais de Sumaré. Atende cerca de 1.200 alunos, do Ensino Infantil ao Médio.