Pesquisa divulgada hoje (2) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) constatou que 72% dos usuários de planos de saúde, consultados no levantamento, disseram-se ???satisfeitos??? ou ???muito satisfeitos??? com o plano contratado. Auditados pela ANS, os dados foram coletados por telefone pelas próprias operadoras, no período de agosto a novembro de 2012. No total, 89 operadoras de médio e grande porte concluíram a pesquisa e tiveram os resultados apresentados.
A maior avaliação foi em relação ao atendimento prestados pelas clínicas e hospitais credenciados. Entre as pessoas consultadas, 73,44% se manifestaram positivamente sobre os serviços oferecidos e 15,33% reclamaram do tempo de espera para autorização de procedimentos, sendo o maior índice de insatisfação da pesquisa.
A pesquisa também abordou a relação custo-benefício da operadora, as opções de atendimento (rede credenciada), a qualidade dos serviços, prazos para autorização de procedimentos, a facilidade de comunicação com a operadora, além de uma avaliação geral do plano, item que obteve 1,99% de satisfação.
O levantamento consultou 67.322 pessoas em todo o país, com idade igual ou superior a 18 anos. O número representa 25% do total do público consumidor de planos de saúde. A pesquisa, voltada para operadoras de médio e grande porte, foi coordenada pela ANS e facultou às empresas a decisão de participar ou não.
Das 419 operadoras aptas a participar, 256 aderiram à pesquisa e 89 cumpriram todos os requisitos exigidos pela agência, como entrevistar o número mínimo de pessoas e seguir a metodologia definida pela autarquia. Para 2014, a ANS vai tornar obrigatória a participação de empresas com 100 mil beneficiários ou mais.