Preços dos remédios apresentam recuo de 2,66% em janeiro

Pesquisa feita pela Precifica envolveu medicamentos de nove grupos distintos. Antidiabéticos recuaram 15,94%, liderando a baixa. Na direção oposta, os anti-hipertensivos subiram 3,40%

 

Remédio mais barato

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no E-commerce) apresentou recuo de 2,66% em janeiro na comparação com dezembro de 2022. O estudo envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e comercializados em 6 grandes redes de farmácia, na região metropolitana de São Paulo, com atuação por meio de e-commerce.

 

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no E-commerce) apresentou recuo de 2,66% em janeiro na comparação com dezembro de 2022. O estudo envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e comercializados em 6 redes farmacêuticas online.

Preços dos remédios apresentam recuo de 2,66%

Preços dos remédios apresentam recuo de 2,66%

Os antidiabéticos foram os medicamentos com maior redução de preço, -15,94%. Na sequência estão os antigripais (-7,80%), os relaxantes musculares (-7,71%), os antiparasitas (-6,80%), os anticoncepcionais (-4,76%) e os analgésicos (-0,62%). Na contramão, tiveram alta os anti-hipertensivos (3,40%), os antissépticos (1,82%) e os anti-histamínicos (0,08%).

A queda nos preços dos medicamentos registrada pela Precifica segue a linha de arrefecimento da inflação observada pelas medições oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o órgão governamental, a inflação de janeiro para a categoria de produtos farmacêuticos na Região Metropolitana de São Paulo ficou em 0,56%.

Deve-se considerar que a medição feita pelo IBGE envolve análise de preços em todas as regiões do país e outros grupos de medicamentos não monitorados pelo índice da Precifica. Daí a diferença percentual entre o IPCA e o IPM-COM. Os recuos registrados mostram que é preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços de vendas.

“Quem não tem agilidade na mudança de preços pode perder competitividade, vender mais caro que a concorrência e afastar clientes. A melhor forma de evitar esse problema é com o uso de tecnologia. Soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA), são capazes de monitorar a concorrência, o comportamento dos consumidores e sugerir preços assertivos e competitivos para que o varejista não fique para trás no mercado”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Mãe. Figura principal no cuidado com crianças autistas

Sobre a Precifica

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br

 

Brasil está entre os 5 cigarros mais baratos do mundo

Plataforma de descontos levanta dados sobre o tabaco no país

Insaciável e perigoso, há décadas fumar deixou de ser considerado hábito e se tornou vício declarado pelas instituições de saúde. Tendo em mente que mesmo assim as pessoas não deixaram de usar o tabaco, o Cuponation, plataforma de descontos online, levantou o custo do produto no Brasil e no mundo.

Atualmente, 28% da população brasileira fuma cigarro. Destes, 39% fumam 11 ou mais cigarros por dia, 17% usam todos os dias, 25% fumam pelo menos três vezes na semana e 19% utilizam do tabaco esporadicamente, conforme uma pesquisa divulgada pela farmacêutica Astrazeneca, em São Paulo, no segundo semestre de 2022.

Além disso, um levantamento sobre o pacote de 20 cigarros mais caro do mundo, realizado no início do ano pelo banco internacional de dados Numbeo, revelou que o Brasil desembolsa em média R$12 a cada caixa de cigarros comprada no país.

Levando em consideração o dado de que os brasileiros estão fumando no mínimo 11 cigarros diariamente e da quantidade de cigarettes por pacote, o Cuponation constatou que os brasileiros estão possivelmente fumando cerca de 4.015 cigarros por ano, sendo 1 novo maço a cada 2 dias.

Apesar do alto custo, o valor do produto coloca o Brasil na 92ª posição do ranking dos 95 países que mais pagam pelo cigarro – ou seja, nosso território está entre os 5 países que pagam mais barato pelo pack de 20 cigarros. Confira o ranking completo no infográfico do Cuponation.

A Austrália é a nação que paga mais caro pelo maço, cerca de R$140.33. Nova Zelândia e Irlanda seguem em segundo e terceiro lugares, com pouco mais de R$120 e R$82, respectivamente. A Turquia aparece na 100ª colocação do ranking, cobrando de sua população R$1.77 pelo mesmo pacote.