Uma parceria entre o Instituto Plantarum e a Prefeitura de Nova Odessa, através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, tem proporcionado o contato de crianças com a natureza exuberante do Jardim Botânico, que possui a maior quantidade de espécies catalogadas no Brasil. Grupos de estudantes de escolas municipais têm realizado visitas gratuitas monitoradas no local, atendendo ao Programa Municipal de Educação Ambiental.
Nesta quinta-feira, dia 28, será a última visita do semestre, que inclui alunos de 12 Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil). No total, aproximadamente 1.000 crianças de 4 e 5 anos visitaram este ano o Plantarum, para desenvolver trabalhos pedagógicos com os conhecimentos adquiridos. Para o 2º semestre será a vez dos estudantes das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).
Todas as visitas são monitoradas por profissionais do Plantarum e o transporte dos alunos é realizado pela Prefeitura, com acompanhamento de professores e coordenadores das escolas. “O (Jardim Botânico) Plantarum é um local de muitos conhecimentos e projetos de pesquisa, que estamos utilizando para passar às nossas crianças”, destaca a diretora de Educação Infantil, Fabiana Vaughan Hartgers.
Segundo a secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, o contato com a natureza é importante. “O local possui uma riqueza natural impressionante, com muitas espécies. Auxilia na conscientização sobre preservação do meio ambiente”, reforça. Os alunos têm contato com a coleção botânica viva, carpoteca, herbário, jardinagem e horticultura, xiloteca, biomas brasileiros e paisagismo.
O Jardim Botânico Plantarum é uma associação sem fins econômicos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Construído desde 1998 e aberto ao público em 2011, foi idealizado ainda na década de 90 pelo engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi. As instalações incluem uma área de nove hectares, onde estão mais de 4 mil espécies vegetais, dos principais grupos da flora nativa.
Em 2015 houve a qualificação, pelo Ministério da Justiça, do Governo Federal, como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com os objetivos de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa. E uma das formas de divulgar a instituição é por meio das visitas escolares, guiadas ao ar livre.