O Procon Americana, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania e Movimentos Sociais, divulga para a população o relatório semestral de atendimento e reclamações. Questões sobre alimentos, saúde, habitação, produtos, serviços, assuntos financeiros e fiscalizações, são as áreas que compõem o relatório e fazem parte da rotina diária de trabalho dos colaboradores da Unidade. Os números foram registrados no período de janeiro a junho deste ano.
 Por meio de telefone, e-mail e atendimento pessoal, o Procon registrou 14.910 atendimentos, 2.828 reclamações e 9.066 casos solucionados. Neste primeiro semestre, 2.693 pessoas receberam atendimento sobre ???produtos??? (defeitos, troca, devoluções e vícios). 997 reclamações foram registradas sobre o assunto. Essências (água, energia elétrica, telefonia), privados (internet) e prestação de serviço (TV por assinatura, cursos livres, aulas de dança, musculação, balett), formam a categoria ???serviço??? que somaram 2.010 atendimentos e 1.390 reclamações. Cartão de crédito, dúvidas sobre tarifas, divergências de extrato bancário e assuntos sobre seguros, somaram 1.803 atendimentos e 348 reclamações. Na categoria ???alimentos??? produtos vencidos, amassados, violados e danificados geraram oito atendimentos e nenhuma reclamação foi registrada. Os funcionários da Unidade atenderam 565 pessoas sobre o assunto ???saúde???. 77 reclamações foram registradas. Reajustes de aluguel, multa rescisória, aluguel de imóveis para temporada e quebra de contrato, somaram 282 atendimentos. Ainda no quesito ???habitação???, nove reclamações foram cadastradas no sistema. Sobre as fiscalizações de rotina, a Unidade realizou 118 atendimentos e registrou sete reclamações. Sobre assuntos diversos/atendimentos extras – 7.431 pessoas receberam informações e solucionaram dúvidas na Unidade, via telefone ou e-mail. Desde o inicio do mês passado, a Prefeitura instalou um Posto de Atendimento nas dependências do Paço Municipal.  O posto está localizado no térreo do prédio nos guichês 4 e 5 e realiza atendimento no período das 12h às 16h. Vale ressaltar que a Unidade localizada na Rua Panamá, 34, Vila Paraíso continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Outro meio de atendimento entre o consumidor e Procon é o site da Unidade. O acesso pode ser feito através do http://www.americana.sp.gov.br/americana na aba Procon, contato e preencher todos os dados. Em tempo real o e-mail será encaminhado para a Unidade e um colaborador fará o contato com o consumidor. O telefone para contato é o 3461-0465 ou 151.