Alunos do Ciep Zanaga iniciaram nesta quarta-feira (1º), às 8h, o projeto Pedagógico “Roteiro Raízes”, das secretarias de Cultura e Educação. Como a Casa de Cultura Hermann Müller Carioba e o Casarão do Salto Grande estão nas áreas classificadas como de risco para a febre maculosa, o roteiro de visitação foi alterado.
“Nós estamos tomando todos os cuidados para não levarmos alunos às áreas de risco do município em relação à febre maculosa. Por isso vamos apenas passar em frente à Casa de Cultura e no Casarão do Salto Grande. Eles vão ficar dentro do ônibus. Não descerão nestes locais”, revelou a coordenadora do projeto, a professora Luciana Polline, da secretaria de Educação. “O roteiro é fundamental para a formação integral dos estudantes, pois ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos dos alunos”, completou Luciana. Em sua avaliação, os alunos participantes do roteiro se envolvem de maneira positiva com a história de Americana. “Com as visitas as crianças percebem a importância da preservação do patrimônio, fomentando o sentimento de pertencimento à história de sua cidade e o espírito crítico sobre a necessidade de conservação dos prédios públicos”, afirmou.
Novo roteiroDiante da nova realidade os organizadores do Roteiro criaram duas rotas para o passeio, que serão feitos em dois dias. A rota 1 será: casas da Conserva, Ribeirão Quilombo, Cemitério da Saudade, Portal de Americana, Rodovia Anhanguera, Casarão do Salto Grande, Bairro Carioba e Biblioteca Municipal. Rota 2: Avenida Brasil (Parque Ideal), Estação Ferroviária e CCL, Centro de Cultura e Lazer. O Roteiro funcionará das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30.
“Quando o ônibus parar na Biblioteca Municipal, nós vamos contar a história do Casarão do Salto Grande e de Carioba. No CCL vamos falar sobre o primeiro local de lazer de Americana, o Parque Ideal. A Casa de Cultura Herman Müller montou uma exposição no MAC com fotos históricas de Carioba e os alunos também farão um tour pelo CCL para conhecer as atividades desenvolvidas no local”, disse Luciana.
Segundo o secretário de Cultura, Fernando Giuliani, o projeto busca mostrar a história de Americana aos estudantes, grupos de melhor idade e outros visitantes, através das visitas monitoradas nos espaços históricos e importantes na formação do nosso município. “O Roteiro Raízes é um projeto de extrema importância para a nossa cidade, possibilitando o contato dos alunos com a história do município”, disse a secretária de Educação, Juçara Novelli.
Os monitores do projeto irão utilizar dinâmicas tornando a abordagem do tema mais atraente e significativa utilizando linguagens diferenciadas para alunos do ensino fundamental, além de recursos lúdicos.
Ano passado o projeto atendeu 35 classes dos quartos anos da Rede Municipal de Ensino de Americana atingindo um total de 1019 alunos. As escolas particulares e outras instituições participaram de 15 roteiros com mais de 300 alunos.
O agendamento para escolas e instituições pode ser feito pelos telefones 3475-9700 (secretaria de Educação) e 3408-8010 (secretaria de Cultura e Turismo).
Monitores do RaízesAmanda Conrado, 20 anos – Unimep, licenciatura em História.”A História é uma construção constante. O projeto permite que as crianças vivenciem essa edificação”.
Augusto Salvador, 19 – Unicamp, licenciatura em Ciências Sociais.” O projeto é o encontro do passado com as gerações futuras. Crucial para a construção da cidadania”.
Júlia Novais, 20 ??? FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira), licenciatura em artes visuais. “?? expressivamente importante conhecer as raízes da cidade”.
Matheus Furian, 18 – Unisal, pedagogia “O estudo fora da sala de aula favorece a aprendizagem”.