A Prefeitura de Nova Odessa já economizou R$ 1,4 milhão desde que implantou, em setembro de 2015, um pacote de medidas para redução de despesas. O valor se refere a custos de manutenção que foram reduzidos e também contratos que foram renegociados, entre outras ações. Uma das medidas implantadas pela Administração foi a diminuição temporária da carga horária dos servidores, que foi prorrogada até 31 de março.
Secretária de Finanças, Mara Beatriz A. Kilmeyers explicou que a jornada reduzida possibilitou diminuição de gastos com refeições, combustíveis, redução de horas extras, locação de tratores, diminuição de cotas de impressão, e ainda serviços de energia, telefonia e suprimentos.
Além disso, a Administração também revisou contratos, alterou o sistema de holerites ??? que deixou de ser impresso e agora é disponibilizado de forma virtual -, dispensou estagiários e servidores comissionados, entre outras ações. “Temos um conjunto de ações sendo tomados e que, nestes quatro meses de implementação, gerou uma economia média de R$ 360 mil por mês”, explicou Mara.
Segundo ela, outros contratos vigentes estão sendo avaliados e, com a prorrogação da redução de jornada, o objetivo é manter a economia. “Embora os primeiros meses do ano sejam usualmente marcados pelo aumento da arrecadação por conta de alguns tributos que vencem neste período, estamos começando 2016 de forma precavida, evitando assim que medidas mais drásticas tenham que ser tomadas posteriormente”, afirmou.
Secretário de Administração, Francisco Mauro Ramalho afirmou que a prorrogação da redução da jornada de trabalho foi tomada pelo comitê gestor junto ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. “O comitê tem acompanhado diariamente os resultados e entendeu que houve uma economia considerável neste período e que seria importante manter estas ações, por isso a nova prorrogação”, afirmou. “Vamos tomar esta medida por mais um trimestre para ver como se comporta a economia nacional em 2016 e também como se equilibram as finanças municipais”, disse.
REDU????O ??? Com a prorrogação da redução de jornada até o dia 31 de março, o atendimento ao público no Paço Municipal, Diretoria de Habitação, Diretoria de Promoção Social, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, PLT (Posto Local do Trabalho), Banco do Povo, Diretoria de Proteção ao Consumidor (Procon), Junta Militar, Diretoria de Cultura e Turismo, Segurança e Medicina do Trabalho, Almoxarifado Municipal, Arquivo Público, Diretoria de Transportes e Sistema Viário, Padaria Municipal e Biblioteca passa a ser realizado das 8h às 13h.
Servidores da Diretoria de Serviços Urbanos, Garagem Municipal/Coleta de Lixo, Diretoria de Parques e Jardins e Viveiro de Mudas trabalham das 7h às 12h.
Setores essenciais como Segurança, Saúde e Educação seguem em atendimento normal. Não sofrem alterações nos horários de funcionamento Bosque Manoel Jorge, Parque Ecológico Isidoro Bordon, Cemitério e Velório Municipal, Agentes de Trânsito, Secretaria de Esportes, Ginásio de Esportes, Guarda Municipal, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Cras (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social), Clube da Melhor Idade, Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil), Merenda Escolar, Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Central, Diretoria de Vigilância em Saúde e Diretoria de Suprimentos.
OUTRAS A????ES ??? Em outubro de 2015, a Prefeitura de Nova Odessa exonerou seis funcionários do quadro de servidores comissionados. Os desligamentos fizeram parte do programa de reestruturação implementado pela Administração e que teve, entre outras medidas, a redução também do quadro de estagiários.
Entre os seis funcionários exonerados estavam um diretor e cinco assessores, que atuavam em diferentes setores da Administração.