A vacinação contra a Covid-19 teve início para idosos acima de 90 anos em Santa Bárbara d’Oeste. Neste primeiro dia a Secretaria de Saúde vacinou 85 idosos acima de 90 anos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) selecionadas. A ação para profissionais de Saúde privados e autônomos segue nos próximos dias. Para a vacinação é necessário realizar um cadastro no link www.santabarbara.sp.gov.br/vacina-covid-19 ou ainda pelos telefones 0800.441.3502 e 160, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

 Após o recebimento dos dados, a Secretaria entrará em contato para informar data, horário e local da aplicação da vacina. No caso de idosos acamados, a orientação é informar sobre a situação quando profissionais entrarem em contato para realização do agendamento.

Idosos a partir de 60 anos também já podem se cadastrar. Entretanto, idosos abaixo de 90 anos e demais públicos serão inseridos na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Bárbara d’Oeste mediante diretrizes, comunicação e envio das doses pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Profissionais de Saúde

Para os profissionais de Saúde será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Poderão receber a vacina, mediante disponibilidade das doses, trabalhadores de serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreendem-se médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, além de trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros. Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Até o momento, Santa Bárbara d’Oeste já recebeu 4.440 doses da vacina, sendo 3.240 da Coronavac e 1.200 de Oxford.