O serviço de atendimento pré-hospitalar de Americana (setor 192) recebeu nesta terça-feira (12) novos uniformes, que serão utilizados como equipamento de proteção individual (EPI), seguindo o padrão do Ministério da Saúde, conforme preconizado pela norma regulamentadora (NR-6). A substituição foi necessária pelo fato de as vestimentas atuais estarem desgastadas pela ação do tempo e uso constante. Por enquanto foram entregues macacões e botas, mas nos próximos dias deverá chegar uma remessa de camisetas e capas de chuva, completando a compra.

O serviço possui 16 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e motoristas. Para realizar os trabalhos a equipe conta com apoio de uma ambulância para simples remoção e uma viatura de suporte básico de vida, sendo esta responsável em atender os casos clínicos, traumáticos, obstétricos e psiquiátricos, solicitados via chamadas pelo telefone 192.
Segundo a enfermeira especialista em urgência e emergência, Adriana Pacheco, que atualmente coordena o setor, os profissionais da saúde compõem uma população potencialmente vulnerável à exposição aos agentes microbiológicos devido, em grande parte, ao contato direto e constante com o paciente, em especial a equipe do atendimento pré-hospitalar. “O risco a este tipo de exposição é inerente à atividade, no caso do atendimento pré-hospitalar ele pode tornar-se aumentado devido à característica da assistência prestada, muitas vezes em situações extremamente complexas, como a cinemática do trauma, os locais de difícil acesso, o estresse no manejo rápido de atendimento, entre outros”, comentou.
Durante o atendimento pré-hospitalar o uso de macacão e bota é imprescindível para garantir visibilidade e segurança da equipe, além de servir como barreira contra possíveis agentes biológicos.