A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando de forma ininterrupta as ações de vigilância e controle contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Desde o início do ano, diversas ações foram intensificadas para conter a proliferação do vetor. Durante o período, foram realizadas 30.127 visitas a imóveis para vistoria, controle de criadouros e orientação aos moradores.

Além disso, o bloqueio e controle de criadouros e a nebulização em áreas de transmissão comprovada pela Equipe do Combate de Vetores do Município atingiram 15.994 imóveis. A nebulização veicular, conhecida popularmente como fumacê, foi aplicada em 21.183 imóveis distribuídos em 27 bairros. Para controle de larvas e formas imaturas do mosquito, foi feita a dispersão de larvicida com equipamento veicular em 15.332 imóveis, abrangendo 14 bairros.

O monitoramento entomológico foi reforçado com 1.222 inspeções realizadas em ovitrampas para medir a infestação de mosquitos na área urbana. Também foram instaladas 256 Estações Disseminadoras de Larvicidas em bairros classificados como de alto risco. No âmbito da conscientização, foram promovidas diversas palestras, atingindo 1.280 pessoas, além da realização de um mutirão que envolveu cerca de 3 mil participantes e a distribuição de aproximadamente 20 mil panfletos informativos.

Entre os bairros que receberam o serviço de nebulização com equipamento acoplado a veículo para eliminação de mosquitos adultos estão Jardim Esmeralda, Cidade Nova II, Jardim Pérola, São Fernando, Inocoop, Santa Rita, São Francisco II, Paraíso, Chácaras Taver, Santa Inês, Jardim Mariana, Mollon IV, Mollon, Vila Rica, Jardim Barão, Parque Planalto, Jardim Frezarin, Santa Rosa I, Turmalinas, Vila Garrido, Centro, Linópolis, Jardim Brasília, Monte Líbano, Jacyra II, Vila Pântano e Pântano II.

Já a dispersão de larvicida foi realizada em bairros como Jardim Esmeralda, Cidade Nova II, Jardim Pérola, São Fernando, Inocoop, Santa Rita, Mollon IV, Cidade Nova, Planalto do Sol, São Francisco II, Paraíso, Chácaras Taver, Santa Inês e Jardim Mariana.

Orientações

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste reforça que a participação da população é essencial e incentiva a receber os agentes de controle de endemias, que orientam sobre medidas simples e eficazes para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Todas as ações são gratuitas e não há cobrança de taxas para nenhum serviço ou produto utilizado.

Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores no corpo, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação, pois alguns medicamentos podem agravar o quadro clínico.

Vale ressaltar que a pessoa também deve ficar atenta aos sinais de alarme para a dengue que incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, dificuldade de respirar e diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar agravamento do quadro. Neste caso, é primordial procurar o serviço de saúde imediatamente.

Para mais informações sobre as ações e serviços, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Vigilância em Zoonoses está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.