A Feira do Produtor está com novidades! Além de um novíssimo stand com artesanato em MDF, uma barraca de Acarajé tipicamente baiano promete arretar as terças-feiras. Lembrando que a feira do produtor é realizada no estacionamento Topázio, da Entrada C (Mollon), sempre das 17h às 21h.
A história de Eliana Raquel Guerreira ou da Preta, como todos a conhecem, é um exemplo de empreendedorismo e representa bem seu sobrenome. Baiana de Salvador, Preta veio para Santa Bárbara d???Oeste ???pra casar???, como ela mesma disse. Conheceu Luiz Paulo Camilo, 53 anos, pela internet. Depois de algumas semanas de conversa na rede, veio para o Estado ter o tão esperado primeiro encontro. ???Vim dia 21 de abril de 2017 e não voltei mais. Aqui estou desde então???, lembra.
Mas ela precisava de uma fonte de renda. Escolheu vender empadas e panquecas, mas ao saber sua origem, todos questionavam: você não sabe fazer acarajé? ???Eu nunca na minha vida tinha feito. Mas menina, eu adoro comer! Comia em Salvador igual vocês, paulistas, comem pastel na feira???. Com tantas investidas, resolveu arriscar. Mesmo com a dificuldade de encontrar matéria-prima (comprou azeite de dendê pela primeira vez em Campinas), conseguiu fazer seu primeiro acarajé. E ficou ó: uma delícia! ???Eu me lembro que chorei de emoção porque era igualzinho ao que comia na minha terra???, diz.
E não foi só ela que amou. Amigos, chegados, amigos dos chegados, pessoas da internet… E a rede de amantes dos quitutes da Preta cresceu tanto que em um pouco mais de um ano ela já tem o ???Sabores da Preta???, aonde vende outros pratos típicos da Bahia; foi convidada pela segunda vez para participar do Festival Gastronômico de Santa Bárbara d???Oeste; é coordenadora regional da ABAM (Associação Brasileira de Assistência Mútua) de São Paulo e, claro, um amor pra vida toda.
Quem ???der um chego??? na Feira do Produtor, vai encontrar acarajés, vatapás, carurus e abarás do jeito que se come lá na Bahia. Tudo feito com muito carinho e amor por Preta. E na hora a dosagem de pimenta, pode ser direto. Essa coisa de ???quente??? ou ???frio???, não. ???Em Salvador a gente pede com ou sem pimenta. Simples assim???, conclui ela aos risos.
Feira de rua à noite
A Feira do Produtor traz alimentos frescos e de qualidade em barracas de hortifrutti e legumes, queijos, grãos e pimentas, temperos, ovos, pamonha e do tradicional pastel de feira. O objetivo é oferecer o formato de feira de rua em um horário fora do convencional, atendendo às necessidades do trabalhador.