O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste registrou, até o momento, 54 casos de furtos de hidrômetros só neste semestre no município, três deles aconteceram durante a noite de domingo (24) ou na madrugada desta segunda-feira (25). Diante dos fatos, a Guarda Civil Municipal começa a intensificar diligências em depósitos de sucatas e reciclagem, onde, supostamente, podem ser pontos de compra dos equipamentos.
As ocorrências foram apresentadas ao DAE pelos moradores que dão pela falta do aparelho no imóvel já nas primeiras horas da manhã, o que reforça a suspeita que os furtos ocorreram durante a noite ou na madrugada.
Considerando o material que constitui a estrutura do hidrômetro, na sua maioria o plástico, técnicos do DAE não veem motivos para os furtos dos hidrômetros acontecerem, pelo fato de o aparelho não ter valor comercial relevante a esse ponto e de não ter outra finalidade, a não ser a marcação do consumo de água, pois cada hidrômetro tem seu número de série registrado na autarquia, nos dados cadastrais dos imóveis. Em 2017 foram apenas quatro casos desse tipo, nos 12 meses.
Esse número crescente de furto de hidrômetro levou a direção do DAE a entrar em contato com o Secretário Municipal de Segurança, Dr. Rômulo Gobbi, que se prontificou em intensificar as diligências por meio da Guarda Civil nos estabelecimentos que podem ser procurados pelos ladrões com a intenção de vender o aparelho furtado para reciclagem, como nos depósitos de sucatas. O crime de furto e receptação tem como consequência a pena de reclusão em regime fechado de 1 (um) a (4) quatro anos, mais o pagamento de multa.