A Prefeitura de Sumaré inaugurou hoje, dia 30, às 12 horas, a nova CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento) da Guarda Civil Municipal ??? um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. O novo sistema foi desenvolvido pela própria equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura e vai permitir melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento.
???A reformulação da CECOM é mais um investimento em nossa Guarda Municipal. ?? um presente que entregamos para a população nestes 150 anos, contribuindo para a segurança pública e proteção dos moradores. O sistema vai permitir agirmos diretamente nas áreas com maiores problemas, atuando especificamente em cada região, além de conseguirmos prevenir possíveis delitos. ?? uma Sumaré mais segura e digna para nossos munícipes???, comentou o prefeito Luiz Dalben.
???Todas as solicitações que chegavam para nós eram registradas a mão. A informatização do processo vai agilizar o atendimento e permitir uma análise completa das ocorrências, ajudando no planejamento preventivo, sabendo onde e como agir diante de cada situação e intensificando as ações em áreas com maiores incidências de roubos e furtos???, completou o secretário de Segurança, Ricardo Zequin, que entregou a nova CECOM junto da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben.
Com o novo sistema, os chamados são recebidos vias telefones 153 e 3873-2656 e registrados gerando número de protocolo e estatística. Em seguida, o despachador (guarda municipal) retransmite a mensagem para o coordenador da equipe de rua, que vai até o local analisar a gravidade e veracidade da situação. Todas as chamadas são gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada.
PROMAD Inclusão Social
Além da entrega do novo sistema, também foi lançado nesta segunda-feira o PROMAD Inclusão Social – Programa Municipal Antidrogas, que vai trabalhar questões éticas e morais com alunos da APAE aptos para ingressar o mercado de trabalho. O projeto é pioneiro no Estado de São Paulo.
Idealizado pelo guarda municipal e professor com especialização em psicologia Hermenegildo Sampaio, o PROMAD Inclusão Social irá trabalhar com 35 estudantes a partir dos 14 anos. As aulas serão semanais e ministradas por Sampaio, coordenador do projeto, e pelas GCMs Silvania Reis e Ana Campos, instrutoras do PROMAD nas escolas municipais. Serão trabalhadas as atividades do cotidiano dos alunos, focando na prevenção às drogas, além de aspectos de valorização da autoestima pessoal e profissional. Para isso, os instrutores vão utilizar cartilhas, gincanas, atividades lúdicas e vídeos. Ao final do curso, haverá a tradicional formatura, quando os estudantes receberão os certificados.
???Para nós é motivo de muito orgulho e alegria poder lançar mais este projeto. O PROMAD, que já tem tanto sucesso nas escolas municipais, agora será estendido aos alunos da APAE, incluindo-os em processos de aprendizagem e preparação para as dificuldades encontradas no cotidiano. Este é um trabalho preventivo: promover a inclusão social é também combater a violência e criminalidade???, ressaltou a presidente do Funssol, Mara Dalben.
Também participaram da cerimônia guardas e bombeiros municipais, secretários e vereadores.