Os parlamentares jovens de Sumaré elegeram a composição da nova Mesa Diretora que vai conduzir os trabalhos neste semestre. A eleição aconteceu durante a sessão ordinária do último sábado (3), após a volta do recesso das atividades da Escola do Legislativo. A chapa vencedora é composta pelos vereadores jovens Mateus Vieira da Silva (presidente), Flávia Viana Ferreira (vice-presidente), Rebeca Alice Neres de Oliveira (1ª secretária) e Arthur de Paula Zoadelli (2º secretário). O grupo obteve nove votos, contra oito destinados à chapa concorrente, composta por Lincon Rodrigues Leite (presidente), Juliana Gabriela Oliveira (vice-presidente), Isabella Feliciano da Silva (1ª secretária) e Adryan Gabriel Barbosa (2º secretário).
???Queremos realmente fazer um trabalho de excelência no Parlamento Jovem, representando o cidadão de Sumaré, mas, majoritariamente, os jovens. Prometo a vocês que vou tentar fazer o meu melhor???, disse o novo presidente em seu discurso de posse. Mateus Vieira assume a presidência no lugar da vereadora jovem Ellen Guimarães.
Criado em 2005 e reformulado em 2017, o Parlamento Jovem permite que estudantes das escolas do município conheçam na prática como é o trabalho de um vereador. No decorrer do ano, os jovens participam de sessões ordinárias, apresentam projetos, votam e debatem os problemas do município. Os encontros acontecem sempre no plenário da Câmara no primeiro sábado de cada mês e são abertos ao público.
VOTA????O
Eleita e empossada a nova Mesa Diretora, os vereadores jovens aprovaram, ainda durante a sessão de sábado, o Projeto de Lei nº 03/2019, de autoria da vereadora Ellen Guimarães, que dispõe sobre a divulgação de informações dos conselhos de políticas públicas municipais.
???O projeto parece ser uma coisa simples, mas é muito importante, porque são os conselhos que garantem a democracia participativa. Se não temos informações sobre eles, fica difícil para a população participar depois???. A proposta da parlamentar jovem é disponibilizar no site da transparência municipal as informações sobre os conselhos, como suas composições, atas e datas de reuniões futuras.
???Por meio deste simples projeto, fica garantido que todas as reuniões e atas sejam publicadas e todos tenham ciência do poder dos atos ali decididos, e, assim, todos possam se envolver na comunidade, buscando o bem comum, o bem-estar da população???, observa Ellen.
Como é fruto do projeto Parlamento Jovem, a proposta aprovada não tem força de lei, mas será encaminhada ao vereador padrinho de Ellen, Décio Marmirolli (PSB), como sugestão de PL que poderá ser apresentado oficialmente à Casa de Leis.
Ainda na sessão ordinária, os parlamentares jovens aprovaram a moção de congratulação apresentada pelo vereador Lincon Rodrigues a Ricardo Selmi, proprietário da empresa Pastifício Selmi; Flávio Martins e Luis Antônio Martins, representantes da empresa Center MM Gestão e participações; Nelson Viel; Ivan Camargo; e ao prefeito Luiz Dalben. A moção parabeniza a parceria entre a Prefeitura e os empresários que possibilitou a pavimentação da estrada de terra que se localiza ao lado da empresa Pastifício Selmi, no Bairro Chácaras Monte Alegre.