Sumaré será palco da prova ???Corridas Inclusivas???, organizada pela Federação Paulista de Desporto para Cegos e promovida pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, com patrocínio da Pirelli e apoio da Prefeitura Municipal. A competição, considerada a maior corrida de rua do país para atletas portadores de necessidades especiais, é uma das atividades que fazem parte da extensa programação do aniversário de 146 anos de Sumaré (celebrado em 26 de julho).
Serão duas categorias distintas nas provas de corrida e de caminhada: a Especial, para usuários de cadeiras de rodas, deficientes visuais e deficientes intelectuais, e a Geral, para os demais participantes. Ao todo, a competição contará com aproximadamente 2 mil competidores.
A prova ???Corridas Inclusivas??? de Sumaré será desenvolvida em duas distâncias: uma prova terá 5 quilômetros, tanto de corrida quanto de caminhada, e será aberta para as categorias Especial e Geral (além do público que quiser realizar a caminhada), a segunda prova terá um percurso de 10 quilômetros, apenas na modalidade de corrida e voltada exclusivamente para a categoria Geral.
Cada participante receberá um ???kit??? contendo uma sacola ecológica, número de identificação, camiseta com o logo da prova, barra de cereal e, após a prova, todos receberão medalha de participação. A retirada do ???kit??? é obrigatória e acontecerá no dia 26 de julho, um dia antes da prova. 
O ???kit??? será distribuído aos inscritos no Centro Esportivo ???Vereador José Pereira???, em troca de 1 quilo de alimento (arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de óleo). Os alimentos recolhidos serão doados para entidades assistenciais do Município. O Centro Esportivo está localizado na Rua Sebastião Raposeiro Junior, nº 261, Vila Yolanda Costa e Silva, e funciona das 8 às 16 horas.
Serão premiados com troféu os três primeiros colocados em cada categoria, divididas também em feminino e masculino (exceto a caminhada). A previsão de início da prova é às 8 horas, com saída na Praça Rosa Maluf, localizada na esquina da Avenida Rebouças com Avenida da Saudade.