A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação, começou a realizar reuniões com o corpo diretivo dos novos condomínios do Programa de Habitação entregues entre 2013 e 2015. O objetivo das reuniões é promover a troca de experiências na direção dos residenciais e, assim, melhorar a estrutura dos condomínios e a convivência entre moradores. As 5.636 unidades habitacionais entregues em Sumaré foram construídas a partir de parceria entre a Prefeitura e os governos Estadual e Federal, através dos programas ???Casa Paulista??? e ???Minha Casa, Minha Vida???.
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, as reuniões informativas promovidas com o corpo diretivo dos condomínios estão previstas nas regras federais do ???Minha Casa, Minha Vida???. Elas fazem parte do acompanhamento pós-mudança das famílias, o que garante troca de experiências e maior adaptação destas pessoas, já que a maioria delas não morava em conjuntos residenciais.
A primeira reunião foi realizada na segunda-feira, dia 25 de janeiro, com os responsáveis pelos condomínios do Residencial Itália. No total, a Prefeitura de Sumaré viabilizou 4 grandes empreendimentos, totalizando 20 conjuntos habitacionais populares, construídos nas regiões do Matão, Nova Veneza e Área Cura.
Desde 2013, a Prefeitura e parceiros construíram e entregaram 5.636 apartamentos. Trata-se de um dos maiores programas de habitação popular da região, e o maior da história de Sumaré. Deste total, metade das unidades foi destinada à ???demanda indicada??? (formada por famílias oriundas de ocupações irregulares de áreas verdes públicas, de risco ou alvo de Ações Civis Públicas, que foram realocadas pela Prefeitura para os apartamentos novos) e os outros 50% foram destinados para a ???demanda aberta??? ou ???de sorteio??? (em evento que foi aberto para toda a população sumareense que preenchia os requisitos necessários para concorrer a uma unidade habitacional, principalmente morar na cidade há 5 anos ou mais e não possuir imóvel próprio).