A Prefeitura de Sumaré recebeu os dados preliminares do projeto ???Conhecer para Transformar???, uma pesquisa que visa mapear os índices socioeconômicos da criança e do adolescente da cidade. O estudo é uma parceria entre a Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com patrocínio da CPFL, que selecionou o projeto de Sumaré por meio de edital.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversas secretarias municipais, incluindo o secretário de Inclusão Social, Edson Cosme, de conselheiros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), além do representante da Kairós Desenvolvimento Social, Elvis Cesar Bonassa, empresa vencedora de licitação que está executando o serviço.

???Os dados gerais já estão sendo finalizados e serão entregues de forma completa até o início do segundo semestre. A partir de julho, começaremos a realizar encontros, oficinas e discussões com moradores da cidade e técnicos de diversas áreas, para que tenhamos as informações necessárias sobre as causas dos principais desafios que terão de ser enfrentados no município no que diz respeito ao resguardo dos direitos das crianças e adolescentes???, explicou Bonassa.

O estudo vem colhendo indicadores de Sumaré por meio de dados fornecidos pelas secretarias municipais, e serão comparados com outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e do estado de São Paulo, para criar parâmetros e diagnosticar as necessidades. Para a pesquisa, a cidade está divida em 18 regiões, que foram definidas prioritariamente por barreiras geográficas, identificando quais as principais necessidades em cada região e quais as carências no Município como um todo. O estudo tem como objetivo levantar e discutir dados de saúde, educação, moradia, segurança, renda, atendimentos socioassistenciais e saneamento básico.

???Esse estudo é uma ferramenta que irá nos ajudar a formular políticas públicas para melhorar os índices de desenvolvimento humano, econômico, renda e social na cidade, permitindo que apliquemos as ações corretas em cada caso, juntamente com as entidades do município, nossas grandes parceiras???, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Há 10 anos um estudo desse porte não era realizado na cidade. O estudo está sendo viabilizado pela CPFL Paulista, por meio de uma doação de R$ 128 mil para o CMDCA da cidade.