O crescimento das cidades brasileiras e o controle da segurança pública tem sido fatores inversamente proporcionais e que marcam as discussões de governos por todo o país. Para ajudar no combate e coibir o aumento da violência cotidiana nas cidades brasileiras, a Mooh Tech, startup focada em soluções de smart cities, lançou o aplicativo Sempre Alerta.
Disponível para as plataformas IOS e Android, o aplicativo traz para o usuário um funcionamento simples e é integrado com os sistemas públicos de segurança como Defesa Civil, Bombeiros, órgãos de trânsito, Secretária de Defesa Social, entre outros. De acordo como Everton Cruz, sócio-fundador da Mooh Tech, os avanços tecnológicos estão mudando as relações polícia-sociedade em todo o mundo.
“O fator segurança tem sido assunto presente em diversas partes do mundo, e no Brasil não seria diferente. O crescimento das cidades tem influenciado no controle da segurança pública. Assim, desenvolvemos a ferramenta como forma de impulsionar o conceito de cidades inteligentes, ou seja, locais que contam com sistemas tecnológicos onde a Prefeitura, em parceria com a população e a polícia, mantém redes integradas de comunicação capazes de dar mais agilidade aos processos e, consequentemente, segurança aos cidadãos”, explica Cruz.
A ferramenta é um caso de pioneirismo no uso da tecnologia aliada na gestão da segurança no mundo. Com funcionamento simples e assertivo, a plataforma é um chat entre o usuário e uma central de atendimento e é controlado pelo órgão responsável pela segurança na cidade ou região. Ao iniciar o chamado, instantaneamente, esta central recebe alertas, imagens ou vídeos, semelhante a outros aplicativos de trocas de mensagens com essas informações categorizadas pela tecnologia desenvolvida pela MoohTech, os gestores das centrais de segurança conseguem tomar decisões mais assertivas para solucionar os problemas reportados pela população. “Os usuários recebem o feedback em tempo real e a localização é feita imediatamente via Georreferenciamento(GPS ou outras tecnologias de localização) do aparelho. Além disso, o aplicativo garante o sigilo do usuário e inibe a realização de trotes/chamados falsos, resultando no uso mais efetivo da estrutura das equipes envolvidas e na redução do tempo da tratativa dos casos”, finaliza Everton.
O Sempre Alerta já está em funcionamento em cidades de São Paulo e do Paraná e em negociação com outros estados. O download é gratuito.