A Prefeitura de Sumaré e a concessionária ALL (América Latina Logística) firmaram um acordo pelo qual a empresa vai realizar os estudos de viabilidade e o projeto executivo (a planta) de um novo viaduto os bairros da Região do Picerno à Rodovia Walter Manzato (a ligação vicinal Sumaré/Nova Odessa), passando sobre o Ribeirão Quilombo e a própria linha do trem.
O acordo é fruto da permuta de duas autuações que a concessionária havia sofrido este ano por conta de queimadas em 6,5 mil m² de vegetação rasteira em sua área de domínio, que foram convertidas no serviço de confecção do projeto da obra, sem custos para a Prefeitura. As infrações foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em maio, totalizando R$ 1,2 milhão em multas. A própria empresa havia solicitado a possibilidade de converter as autuações em serviços.
Atualmente, os motoristas que estão no Picerno e querem se deslocar para o Centro de Sumaré têm que fazer o retorno e acessar a rodovia no Jardim São Jorge, em Nova Odessa. A planta do viaduto deve ser entregue pela ALL ainda este ano e a própria Prefeitura poderá solicitar ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a construção do viaduto propriamente dito, cujos recursos federais deverão ser previstos no Orçamento da União de 2014.
Dentro da parceria, também será assinado um TAC pelo qual a ALL vai se comprometer a realizar a manutenção e roçagem de toda a sua área de domínio em território sumareense, evitando o risco de novas queimadas nas margens dos trilhos.