O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona o Poder Executivo sobre o número de casos confirmados de Covid-19 entre guardas municipais.
No documento, o parlamentar relata ter sido procurado por membros da GAMA que relataram casos de agentes com sintomas da doença dentro da corporação, que possui aproximadamente trezentos funcionários.
“É grande a preocupação de se prezar pela saúde dos servidores, que trabalham em grandes equipes e necessitam de interação com o público em geral para desempenharem sua função. Uma contaminação em massa poderia comprometer a prestação do serviço essencial de segurança à população e à nossa cidade”, aponta.
Martins cita ainda o caso do estado de Alagoas, que registrou mais de 180 casos e cinco mortes, e destaca que em algumas cidades as prefeituras realizaram o teste para a doença em todo o efetivo das guardas municipais.
“A fim de preservar a saúde comum e manter nossa cidade segura, além das medidas de higiene recomendadas, como uso de máscara e álcool em gel, se faz essencial que esses profissionais tenham acesso a testes, pois o diagnóstico rápido pode colaborar para o controle da doença”, conclui o vereador.
No requerimento, o parlamentar pergunta qual o número de guardas municipais com suspeita ou confirmação de Covid-19, e quais medidas foram tomadas tanto em casos suspeitos quanto em confirmados, na ocasião de ter havido algum.