O novo método: cartão farmaconomico funciona de modo que depois de inseridos as informações do paciente, possibilita um melhor direcionamento para o tratamento, quais os fármacos mais assertivos, potentes ,com maior potencial de ação e possibilitando uma ???dosificação???, mais adequada, sem excesso ou escassez .
Segundo o psiquiatra Dr. Reinaldo, da Dr. Segre Serviços Médicos em convenio com Instituto de Neurologia Euroespes, em São Paulo e a Corunha, ???com o Cartão Farmaconomico, você pode já saber qual a melhor droga a ser utilizada naquele paciente, respeitando os níveis de metabolização, que é a absorção e ação do medicamento sobre o organismo, também denominado farmacocinética e farmacodinâmica, agora com muito mais precisão e acerto, menos erros???.
O cartão possibilita a identificação do tipo de citocromos, que são proteínas no fígado e que participam do metabolismo. Para o médico, ???sabemos que certos indivíduos, tem metabolizadores (são equipamentos chamados de Citocromos) que podem ser rápidos, intermediários e lentos e isto faz a diferença no momento da ação do medicamento no organismo, poderá ser rápida, intermediaria ou lenta. Desta forma o acerto estará muito mais próximo ao ideal, abreviando o tempo da doença.??? ?? importante ressaltar que esta identificação farmacológica/genética, se aplica a todos os medicamentos, em todas as áreas da medicina e não apenas na neuropsiquiatria.
Como serão analisadas as informações genéticas, essas poderão ser utilizadas em beneficio da terapêutica, segundo o psiquiatra, ???a genética não vai mudar, o que muda é o melhor conhecimento do paciente, a forma de tratá-lo com medicamentos???, finaliza.