A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp oferece um serviço de reabilitação para pacientes portadores de defeitos e perdas de estruturas orofaciais, com confecção e instalação de próteses intrabucais gratuitas.
 
Alguns pacientes têm a chamada comunicação buco-naso-sinusais ou orofaríngeas, que ocorre quando há uma abertura entre a boca e o nariz ou faringe. Na maioria dos casos, é um acidente que pode ocorrer em extrações dentárias dos molares, que podem desencadear infecções, caso não forem tratadas adequadamente.

Para quem precisa de aparelhos intrabucais para ronco e apneia, o centro de atendimento também os disponibiliza. O paciente precisa apenas fazer um exame de polissonografia com um neurologista, para definir a origem, gravidade, comprometimentos, e indicação dos aparelhos para cada caso. 
O cirurgião-dentista, professor José Ricardo de Albergaria Barbosa, responsável por realizar os implantes que reterão estas próteses, explica que o processo cirúrgico é realizado em várias etapas, cuja duração estimada é de cinco meses. Após o encaminhamento do paciente à FOP, é feita uma avaliação. Caso haja necessidade de implantes, o próximo passo é a realização de exames e de uma tomografia para a construção de um protótipo do crânio do paciente, que auxiliará no planejamento da instalação dos implantes.  

Mais informações(19) 2106 5260 ou 5263 (falar com Sandra, Thais ou Natalia)(19) 2106-5373 (Professora Célia)(19) 2106-5211 (Eliete, secretária do Departamento de Prótese e Periodontia)
Do Terra.