Dia 8 de agosto, o HUA (Hospital Unimed Americana) receberá do IQG (Instituto Qualisa de Gestão) a certificação de qualidade ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação aos hospitais com excelência em gestão, que demonstram uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional.
A cerimônia de entrega ocorrerá na AMA (Associação Médica de Americana), às 11 horas, com a presença de diretores, cooperados e colaboradores.
A conquista também coloca a instituição no seleto grupo dos 43 hospitais do estado de São Paulo acreditados ONA 3 e entre os 7 da RMC (Região Metropolitana de Campinas). No país, apenas 303 hospitais possuem algum selo de certificação ONA, o que corresponde a 4,45% do total.
Uma experiência satisfatória para o beneficiárioNa prática, a ONA 3 significa que o Hospital Unimed Americana é o único de sua área de ação que possui uma equipe operacional totalmente alinhada com a segurança do paciente e a qualidade assistencial.
Desde os técnicos de enfermagem, copeiras, recepcionistas, até as lideranças e alta administração, todos estão preparados para oferecer aos beneficiários uma experiência altamente satisfatória, evitar os desperdícios, solucionar os problemas do cotidiano e promover ciclos de melhorias constantes.
Nível máximo de certificaçãoA implementação de um sistema permanente de avaliação da qualidade dos serviços hospitalares se iniciou em novembro de 2012, quando o HUA obteve a certificação ONA 1 e se tornou o único hospital acreditado em sua área de ação. Este pioneirismo vem se mantendo até hoje, com a conquista da ONA 2, em julho de 2016 e, agora, com a ONA 3, que é o nível máximo desta certificação. O processo de avaliação envolveu constantes diagnósticos e implantações de melhorias que foram acompanhados por avaliadores de instituições acreditadoras independentes, credenciadas ONA, tendo como referência as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.
A certificação ONA 3 é válida por três anos, mas o processo de melhoria não para. Agora, os esforços do HUA estarão voltados para consolidar o patamar de qualidade alcançado e, depois, para a busca de uma certificação internacional.
Pessoas que fazem a diferençaNa última visita de auditoria do IQG, que aconteceu dias 9, 10 e 11 de maio, os avaliadores consideraram que a pró-atividade, o espírito colaborativo e a capacidade de trabalho em equipe foram as características que mais se destacaram na instituição. Nas entrevistas com os pacientes, eles constataram que os mesmos se enxergam como participantes do cuidado, têm a percepção de um atendimento humanizado e sentem-se acolhidos.
O Dr. Libório Cecim Albin, diretor de Recursos Próprios da Unimed Santa Bárbara d???Oeste e Americana, ressaltou o envolvimento da equipe. ???Os colaboradores foram fundamentais para esta conquista. Ela não seria possível sem o apoio mútuo que eles demonstram no dia a dia, cada um sendo responsável pela instituição e os seus pacientes e todos seguindo os valores que definimos como importantes para a nossa instituição no modelo Prazer em Cuidar???, comentou.
O presidente da Unimed Santa Bárbara d???Oeste e Americana, Dr. Emerson Assis, afirmou que em saúde é necessário entender a necessidade individualizada do paciente e dar a atenção, a segurança e a qualidade que ele quer. ???Hoje, o Hospital Unimed Americana tem um corpo clínico, de enfermagem, multiprofissional e administrativo conscientizado, que faz a diferença através de suas atitudes. E trabalhar em saúde é isso. ?? sentimento. ?? parceria???, concluiu.