O número de brasileiros realizando algum tipo de graduação em Portugal cresceu 31% nos últimos três anos, segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. A facilidade do idioma, o custo de vida reduzido em comparação ao restante da Europa, o clima ameno e a possibilidade de conhecer outros lugares do Velho Continente são alguns dos atrativos, que ganharam mais força depois que diversas instituições de ensino conceituadas do país passaram a aceitar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no processo seletivo.
Devido à alta demanda, a Travelmate (www.travelmate.com.br/portugal) lança um departamento de assessoria na cidade de Porto para ajudar os clientes a se destacarem no complexo processo de candidatura às universidades. A agência, que também auxilia na escolha do curso ideal, indica bolsas abertas para quem quer estudar em solo lusitano.
O custo integral dos cursos gira em torno de 3.000 a 3.500 euros por ano, mas muitas faculdades portuguesas oferecem as conhecidas propinas, termo usado pelos portugueses em referência às mensalidades das universidades. Diante das numerosas possibilidades de bolsas, a Travelmate preparou uma lista com as principais. Veja abaixo:
1) Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões e Comissão Fulbright são alguns exemplos de organizações que oferecem bolsas e que estão com inscrições abertas, cada uma com suas regras específicas. Entre outras, estão a Fundação Cidade Lisboa, a Luso-Americana, Associação Duarte Tarré e Fundação Rotária Portuguesa.
2) Além das instituições, há programas como o Ibero-Americanas, do Santander Universidades, cujas inscrições estão abertas até setembro. A meta é distribuir 1.070 subsídios para graduação internacional com o valor de 3 mil euros.
3) A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) permite a candidatura por meio de concursos públicos e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), junto ao Consulado Geral de Portugal, também oferece programas para formar licenciados, mestres e doutorandos.
4) Universidades públicas brasileiras, como USP, UNESP, UFRJ, UNB e UFMG, também estimulam os estudos no exterior por meio de parcerias com as portuguesas.
???Juntando a bolsa com nossa assessoria no país, o estudante tem o pacote perfeito para vivenciar uma experiência acadêmica completa???, afirma Andrea Almodovas, diretora do novo departamento da Travelmate.
Mais de 20 universidades firmaram parceria com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e passaram a aceitar o ENEM como requisito único ???, de acordo com o curso escolhido, a instituição atribui um peso diferenciado para cada nota das quatro provas feitas no Brasil e, depois, converte ao modelo português. ???O desempenho do estudante no Ensino Médio também é levado em conta???, explica a diretora, que aponta Direito, Administração, Psicologia e Engenharia como os cursos mais procurados pelos brasileiros. Para quem quer fazer Mestrado ou Doutorado, geralmente também é requisitado o CV.
Assessoria ajuda estudante na candidatura em Portugal
O escritório da agência em Porto facilita o contato com as instituições de ensino locais. A Travelmate faz uma análise do perfil do interessado e identifica suas necessidades, para depois buscar o curso e a universidade que melhor atende às suas expectativas, de acordo com o período que deseja viajar, local, valores, entre outros fatores. Definidos os objetivos, vêm os processos de emissão de documentos e candidatura. A meta da rede é enviar 200 alunos no próximo ano.