Com a chegada do inverno, a quantidade de chuvas diminui e, consequentemente, cai também a umidade do ar. Em tempos secos, o corpo fica menos hidratado: algumas pessoas se esquecem de beber água e a associam somente ao calor ou sede. Mas no inverno, nosso corpo trabalha até mais do que no verão, pois precisa manter a temperatura estável, o que demanda energia.
?? importante lembrar que água não deve ser consumida somente quando sentimos sede. Ela é vital para as funções do nosso organismo. A nutricionista clínica da LC Restaurantes, Vanessa Caluete, dá algumas dicas de como se manter hidratado durante a época de tempo seco:
Nem só de água viverá na seca
Além da água, que é a principal fonte de hidratação, sucos naturais e chás são indispensáveis, assim como frutas, legumes e verduras, que também podem auxiliar neste processo já que possuem teor de água. Aromatizar a água pode ser um estímulo: coloque galhinhos de ervas como hortelã, alecrim, tomilho, manjericão, especiarias como canela, cravo, anis estrelado, gengibre, pedaços de frutas ou legumes como pepino e cenoura.
2 litros é o mínimo!
Varia em alguns aspectos, nível de atividade física, urina, suor, mas em média recomenda-se consumir acima de 2 litros por dia para adultos.
Alimentos indicados
Dê preferência para alimentos ricos em água, abacaxi, melancia, melão, abobrinha, chuchu, pepino, tomate, folhosos;
Quais os sintomas da desidratação?
Pele seca, cabelos e unhas fracas e quebradiças, cansaço, dores de cabeça, intestino preso/preguiçoso, indisposição, problemas respiratórios.
Fique longe em tempos secos
Para evitar esses sintomas, diminua o consumo de alimentos açucarados ou adoçados, e ricos em sódio como refrigerantes, caldos e temperos prontos, carne seca, queijos como parmesão e provolone, requeijão, manteiga ou margarina com sal, molho de soja (shoyo), frituras, bebidas alcoólicas, alimentos enlatados, defumados ou embutidos.