A Câmara de Sumaré aprovou a criação da Comissão de Assuntos Relevantes para acompanhar e fiscalizar o serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. O projeto foi apresentado na 9ª Sessão Ordinária do ano, realizada nesta terça-feira, dia 29, pelo vereador Antônio Dirceu Dalben (PPS).
O vereador Dalben afirma que a empresa Odebrecht ??? concessionária do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sumaré ??? demonstra descaso com a população. “Mas a eficiência da Odebrecht não tem se mostrado no conserto de vazamentos, no reestabelecimento dos buracos ocasionados na ligação da água em casas e estabelecimentos comerciais, na manutenção em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), além da prestação de outros serviços que estão elencados em contrato decorrente da concessão e subscrito pela empresa e pela Prefeita Carrara. A única eficiência que vemos por parte da Odebrecht é na cobrança e no desligamento do fornecimento de água quando, mesmo as pessoas mais carentes que não cumprem a obrigação, têm seus consumos desligados, mesmo verificando o atraso de pagamento em poucos dias”, comentou.
O documento também cita as notícias veiculadas pela imprensa apontando o que, em tese, seria o motivo da ineficiência na prestação dos serviços pela empresa. Dentre elas ressalta a prisão do presidente da empresa, Marcelo Odebrecht; a dívida da companhia em mais de 100 bilhões no país e no exterior; a investigação na operação intitulada Lava Jato e; atualmente, a divulgação de planilha onde consta nomes de políticos cujos nomes tem causado comprometimento nas atividades da empresa.
Além disso, o vereador ressalta o último item de suas considerações, pois sendo ele uma divulgação de nome de políticos sobre valores repassados, de forma duvidosa, pela Odebrecht, chegou a citação do nome da Prefeita Carrara (com o recebimento da importância de R$ 400.000.00), além de outros. E ainda comentou, “O que se parecia uma fumaça desvanecida, está se mostrando tratar-se de uma labareda descontrolada”.
A comissão nomeada deverá apresentar relatório sobre os problemas e sugestões na execução do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, especialmente, no acompanhamento e fiscalização do Contrato nº 141/2014 e respectivos aditivos, referente a Concorrência nº 04/2014.
A Comissão terá o prazo de 120 dias, prorrogáveis por igual período para apresentar parecer na Secretaria da Câmara Municipal a fim de que seja feita a leitura em plenário. Os trabalhos serão abertos ao público em geral.