Pesquisa mensal realizada no mês de março deste ano pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) mostra que 80% dos pacientes atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Jardim Macarenko, mantido pela Prefeitura de Sumaré e administrada pela Organização Social Pró-Saúde, estão satisfeitos com os serviços prestados pela unidade. O percentual atende à meta de aprovação dos serviços realizados na UPA, a principal unidade de Pronto Socorro da Rede Municipal de Saúde, e comprova a melhoria na qualidade do atendimento.
Para apurar o percentual de satisfação, o SAU aplica metodologia adotada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. São duas maneiras de ouvir a opinião dos usuários. Uma é a abordagem feita diretamente ao paciente por meio de entrevistas. A outra é a avaliação dos questionários que os pacientes respondem e deixam espontaneamente nas caixinhas de opinião localizadas em diferentes setores da Unidade de Pronto Atendimento.
Conrado Puglia Barbosa, assistente Administrativo do SAU, explica que os usuários avaliam cinco pontos importantes para compor a pesquisa de satisfação: atenção e interesse dos profissionais em relação ao usuário; orientações sobre os procedimentos; tempo de atendimento em todos os setores; instalações físicas; e o atendimento feito pela especialidade médica.
Por dia, são atendidos em média 450 usuários na UPA 24h do Jardim Macarenko, em Sumaré. O SAU e a pesquisa de satisfação fazem parte da política de humanização orientada pelo SUS, o Sistema ??nico de Saúde.
Além da UPA 24h e do PA do Matão, os outros pontos de atendimentos de urgência da Rede Municipal de Saúde de Sumaré são o PA do Parque das Nações (Área Cura), o PA do CIS Nova Veneza e o PA do Maria Antônia ??? estas três últimas, geridas diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde.