A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou mudanças no sistema de agendamento de consultas com médicos do Ambulatório de Especialidades. A partir desta sexta-feira, dia 02, os agendamentos serão feitos apenas com encaminhamento do clínico geral ou em casos de retorno. A medida visa otimizar os serviços.
“Nos últimos meses temos registrado filas no Ambulatório de Especialidades, o que causa desconforto aos pacientes e também compromete o serviço na unidade. Com esta alteração, acreditamos que conseguiremos agilizar os serviços, melhor atendendo os pacientes que realmente precisam passar pelo especialista”, explicou o secretário interino de Saúde e presidente da Comissão de Avaliação e Mediação que atua junto à Secretaria de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato.
“Fizemos um levantamento e identificamos que os pacientes têm buscado diretamente o atendimento com o especialista sem passar, antes, por uma avaliação com um clínico geral. Com isso, além de gerar uma certa demora no agendamento, devido à demanda, estávamos tendo casos de pacientes que buscavam atendimento com o profissional errado”, afirmou.
“A partir de agora, o paciente passa por consulta com o clínico geral no posto de saúde mais próximo de sua casa e este, após uma avaliação, encaminha para o especialista conforme a necessidade”, disse. “Esta alteração atende também a um pedido dos próprios especialistas, que relataram a necessidade de um pré-atendimento pelo clínico geral. Este é o procedimento correto. Aprimoramos o atendimento que estávamos oferecendo e acredito que, com esta medida, o paciente poderá resolver a sua situação de forma mais rápida”, continuou.
Além do clínico geral, Cocato explicou que pediatras e ginecologistas que atendem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também farão o encaminhamento aos especialistas. Segundo ele, pacientes que já passaram pelo especialista poderão agendar o retorno da consulta diretamente no Ambulatório de Especialidades, no entanto existe um prazo máximo para isso. “Já me reuni com a equipe técnica para informar sobre as medidas e preparar os funcionários para orientarem os pacientes”, afirmou o secretário.
ESPERA ??? Outra mudança em relação ao sistema de agendamentos com especialistas, segundo Cocato, refere-se à espera. “O paciente, após receber o encaminhamento médico, não terá mais que aguardar o início do mês para agendar sua consulta. Ele vai até o Ambulatório e faz o agendamento. Caso a agenda para determinada data esteja completa, automaticamente o sistema coloca o paciente na lista de espera”, disse.
“Em caso de desistência de algum paciente, o sistema faz a busca automática na lista de espera pela data com a solicitação mais antiga. Nossos funcionários entram, então, em contato informando sobre a antecipação da consulta”, explicou.
Por conta do novo sistema implantado, Cocato ressaltou também a importância dos pacientes manterem seus dados atualizados. “Pedimos que os usuários compareçam à UBS mais próxima de sua casa e atualizem endereço e telefones para contato. Estes dados são imprescindíveis para a eficácia de nosso atendimento”, disse. A atualização é feita diretamente na UBS, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
MAIS ALTERA????ES ??? No início de novembro a Secretaria de Saúde anunciou uma “pacotão” de medidas com objetivo de otimizar e humanizar o atendimento no Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, no Ambulatório de Especialidades e nas UBSs.
Entre as mudanças já implementadas estão agendamento do transporte social diretamente no setor de Serviço Social, cadastramento do cartão de Saúde nas UBSs, novas regras para o atendimento na Ouvidoria, obrigatoriedade do uso de crachá pelos funcionários, aprimoramento do atendimento na recepção do pronto-socorro, alterações no local de entrada e saída dos funcionários, prestadores de serviços, pacientes e visitas, ampliação do protocolo para classificação de risco dos pacientes, entre outras ações.
“Estas adequações estão sendo implementadas aos poucos, sempre visando o melhor atendimento ao paciente. São medidas importantes, que visam organizar os setores, recebendo melhor os usuários da rede pública de saúde no momento em que mais precisam”, finalizou Cocato.