· Cidades da região de Campinas e Piracicaba, com população abaixo de 50 mil habitantes, deverão ser as principais favorecidas
· Se questão do tratamento de lixo não for solucionada, a região corre o risco de tornar-se em pouco tempo uma das maiores poluidoras do Estado
· Vice-governador, Márcio França, e Secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, farão a abertura do evento, com presença confirmada de prefeitos, deputados estaduais e presidentes de órgãos públicos ligados ao tema A Gestão de Resíduos Sólidos é um dos temas centrais na discussão sobre o desenvolvimento sustentável. No dia 9 de outubro, o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares) realizará o evento “Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes”, e em conjunto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentará soluções para aprimorar a gestão de resíduos nos municípios do interior de São Paulo.
No Brasil, são despejados mais de 30 milhões de toneladas de resíduos sem tratamento por ano na natureza e, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos elaborado pela ABRELPE, houve um aumento no número de cidades que adotaram os lixões como destinação final para os resíduos recolhidos, oferecendo riscos ao meio ambiente e para a saúde da população.
O cenário atual vai contra a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/10), que deu o prazo para capitais e municípios de regiões metropolitanas eliminarem os lixões até o dia 31 de julho de 2018.
“Para a maioria dos prefeitos de pequenas e médias cidades, a falta de adequação à Política Nacional do Meio Ambiente poderá significar um entrave muito grande para aqueles que desejarem concorrer à reeleição”, afirma Gavroche Fukuma, Diretor Executivo do Movimento Cidades Inteligentes. “Nosso principal objetivo é buscar o apoio de entidades como o Consimares e a Funasa para que juntos possamos oferecer soluções concretas e ajudar prefeituras a resolver esse problema.”
Com o prazo apertado e os municípios necessitando de soluções o quanto antes, o Consimares apresentará seu plano de solução consorciada de gestão de resíduos para mais de 30 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba. A proposta conta com o apoio institucional e econômico da Funasa (Ministério da Saúde) e permitirá que cidades do Interior paulista possam se adequar à Política Nacional do Meio Ambiente.
“Acreditamos que ao se unirem por um objetivo comum, as cidades do interior têm ganho de escala, eficiência, redução de custos e qualificação para estudos técnicos de viabilidade financeira de qualquer projeto com foco em saneamento e gestão de resíduos”, analisa Maurício Brusadin, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Para inscrições e a programação completa do evento acesse: http://ci.eco.br/inscricao/
Serviço:
Gestão de Resíduos para Cidades Inteligentes ??? ConsimaresData: 09 de outubro de 2017Local: Instituto de Zootecnia de Nova Odessa – R. Heitor Penteado, 56 – Centro, Nova OdessaHorário: 8h às 14:30