O gramado do canteiro central da avenida Bernardo Sayão, em Belém, foi furtado. O flagrante ocorreu na segunda-feira (2). Segundo a Prefeitura, casos de furtos e roubos de elementos de urbanismo em áreas públicas são recorrentes na cidade. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e causou indignação.
“Brasileiro se achando esperto, roubou uma grama que era de todos e vocês achando pouco ou besteira. Qual a diferenda entre roubar uma grama de quintal ou R$ 1 milhão. Brasileiros em geral vamos tomar vergonha na cara”, comentou um dos internautas.
Não há pistas de quem teria furtado a grama, que fazia parte do paisagismo da avenida que foi revitalizada recentemente. Segundo a Prefeitura, nesta terça-feira (3), um novo gramado foi colocado na área para repor o furto.
O furto de plantas dos espaços públicos é crime previsto no artigo 49 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, diz que é crime destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia. A pena é detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.