No próximo domingo (5) o padre Constantino Gardinali, pároco-emérito da Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, receberá o título de monsenhor em missa presidida pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, às 10h. Ele será o segundo monsenhor da história de Americana.
A honraria foi concedida pelo Papa Francisco em sinal de gratidão pelos 59 anos de dedicação do padre Constantino à Igreja Católica. A solicitação do título foi feita por Dom Vilson, depois de pedido do reitor da Basílica e do Conselho de Pastoral da Igreja. ???Este título é antes de tudo um reconhecimento pelo inestimável zelo e trabalho do padre Constantino com a evangelização do povo de Deus. ?? também uma forma de marcar e perpetuar o seu legado de amor e devoção para as futuras gerações???, avaliou o reitor padre Leandro Ricardo.
Natural de Avanhandava (SP), padre Constantino assumiu a Paróquia de Santo Antônio no dia 10 de agosto de 1972, após a morte do construtor da Basílica, monsenhor Nazareno Magi. Antes já havia passado por Amparo, Sousas, Limeira e Sumaré.
Permaneceu durante 37 anos à frente da paróquia, sendo responsável, entre outros trabalhos, pelo término das obras da então Igreja Matriz de Santo Antônio com a colocação dos pisos, bancos e vitrais. Em 2009 passou a ser o pároco-emérito.
Padre Constantino disse que acolhe com muito carinho o título. ???Foi um pedido da comunidade ao Papa Francisco. Nunca pensei em título, minha intenção sempre foi ser padre. Para mim é motivo de atenção e alegria???, comentou. Durante a missa será apresentado o pergaminho enviado pelo Vaticano. O padre Constantino adentrará a Igreja com as vestes de monsenhor, composta de batina preta, faixa roxa e barrete.
Após a celebração acontece um almoço popular de gratidão pelo título no salão da Basílica. Os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na secretaria de pastoral.