Na última semana, de 25 a 28 de março, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste ofereceu capacitação técnica em práticas de combate às perdas hídricas e detecção de vazamentos não visíveis por método acústico aos servidores que operam nas manutenções em redes de água. Com 30 horas de abordagens teóricas e práticas, o curso apresentou ao corpo técnico a possibilidade de se localizar um vazamento de forma não destrutiva, ou seja, sem a necessidade de escavar o local para se confirmar a ruptura na tubulação de água.
A medida propõe que é possível a identificação do local exato da ocorrência, para somente depois poder abrir o local e efetuar o reparo. Essa proposta ajuda a autarquia a evitar o desperdício de água, que é comum a todos os órgãos de saneamento e, com o avanço da tecnologia, cada vez mais estão sendo disponibilizadas novas metodologias que visam uma maior eficiência no combate ao desperdício.
Recentemente, a autarquia contratou, por meio de concurso público, um operador de geofone, que se utiliza do instrumento capaz de escutar ruídos que ocorrem no subsolo e de captar as vibrações geradas pela água que vaza na tubulação rompida apontando, assim, a origem dos vazamentos em redes subterrâneas, pois quando o líquido pressurizado escapa por uma fresta geram vibrações e ruídos bem típicos, facilitando sua localização.
A capacitação teórica foi realizada no Centro de Treinamento ???Bepe Machado???, que fica na garagem do DAE, e a prática ocorreu no bairro São Joaquim, onde, em meio período, foram encontrados três vazamentos não visíveis, os quais já foram encaminhados para as equipes operacionais para o reparo. Dessa forma ficou comprovada a eficácia das técnicas de caça vazamentos pelo novo método. Além de treinar as equipes do DAE quanto às perdas físicas (vazamentos), o curso também abordou sobre perdas aparentes – submedições e fraudes -, gerenciamento de informações, controle de pressão e gerenciamento de sistema de abastecimento.
Desde 2013, o DAE vem investindo fortemente em ações que contribuem com a redução de perdas hídricas como a execução de troca de redes do Centro, troca de redes da Vila Dainese, substituição de adutoras antigas, instalação de válvulas controladoras de pressão e execução da ampliação do sistema de abastecimento da ETA IV, com instalações de novas adutoras, troca de redes e setorizações na região da Zona Leste, sendo que a contratação de operador de geofone é a mais recente ação com essa finalidade.