A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou na última segunda-feira (1) mais uma edição do movimento Julho Verde. A iniciativa, promovida pelo 3º ano seguido no Município, consiste em uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço.

No decorrer do mês as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores da Secretaria de Saúde farão o acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença.

A campanha tem o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.

O público-alvo da iniciativa é composto por pessoas na faixa etária a partir de 20 anos, com os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal; nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias; rouquidão persistente há mais de 21 dias.

As ações nas UBSs, Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores da Saúde contam, além dos encaminhamentos, com Salas de Espera Ativa e distribuição de materiais informativos sobre o tema. Além do acolhimento e das atividades de sensibilização durante o mês, no dia 27 de julho, como parte do S. Bárbara Saúde, será promovido o “Dia D do Julho Verde” no Centro de Especialidades. Nessa data é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.