O vice-chanceler e ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, disse neste sábado (13/11) que ficou “muito satisfeito” com o encontro que teve com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O político social-democrata alemão, que venceu as eleições de setembro reuniu-se em Berlim com o petista na sexta-feira.
“Estou muito satisfeito com nossas boas discussões e aguardo com expectativa continuar nosso diálogo!”, escreveu Scholz no Twitter em inglês após o encontro.
No momento, Scholz lidera as negociações para a formação de uma coalizão de governo que deve tê-lo como chanceler federal. As conversas envolvem a legenda de Scholz, o Partido Social-Democrata (SPD), o Partido Verde e o Partido Liberal Democrático. O SPD terminou a eleição em primeiro lugar, com 25,7% dos votos.
Se as negociações forem bem-sucedidas, Scholz deve ser o sucessor da conservadora Angela Merkel e passar a comandar a maior economia da Europa. Já a Lula aparece no topo das pesquisas para vencer a eleição presidencial de 2022 no Brasil.
Lula afirmou na véspera que teve uma “agradável conversa” com Scholz e que eles discutiram “o processo que está em curso para a formação de um novo governo e sobre a importância de fortalecer a cooperação Brasil Alemanha”.
O encontro durou cerca de uma hora, segundo a assessoria de Lula. O PT e SPD mantêm laços há décadas e Lula manteve relações amistosas com figuras históricas da legenda alemã como Willy Brandt, Gerhard Schröder, Johannes Rau e Helmut Schmidt.