POP – O veterano músico de folk americano Richie Havens, cuja guitarra característica e estilo musical o tornaram um dos artistas de maior destaque do festival de Woodstock, em 1969, morreu ontem (22), aos 72 anos. O cantor, que deixou de fazer turnês há três
anos depois de mais de quatro décadas de carreira, faleceu em casa de
um ataque cardíaco súbito.
Havens “era dotado de uma das vozes mais reconhecíveis da música popular”, disse a agência Roots ao anunciar a morte do artista, destacando seu “ardente, punçante, comovente estilo musical, que permaneceu único e eterno”. Descrevendo o cantor como “conhecido por seu intenso e rítmico estilo de guitarra e suas comoventes versões de canções pop e folk”, a publicação ressaltou ter conseguido um single Billboard Hot 100, com uma versão da canção dos Beatles “Here Comes the Sun”.
A canção atingiu o número 16 em maio de 1971. Havens também tinha 13 álbuns que apareceram na famosa lista Billboard 200, inclusive um que esteve no top 40: “Alarm Clock”, de 1971, que chegou a alcançar o número 29. Além de Woodstock, Havens “tocou nos festivais mais famosos que existissem, assim como nos melhores lugares de concertos”, inclusive The Isle of Wight, Glastonbury, Royal Albert Hall e o Carnegie Hall, reportou a Billboard.