O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, assinou na quarta-feira (17/11) o convênio para a instalação de uma Base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo em Nova Odessa, possivelmente já em 2022. A assinatura aconteceu no gabinete, na presença do comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, coronel Harley Washington Ferreira, e do chefe municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.
“Estou muito contente por assinar este convênio com o Estado. Hoje é um dia histórico para Nova Odessa. Com a lei aprovada e o convênio assinado, estamos sinalizando ao Estado que queremos essa parceria, garantindo a ‘reserva’ das viaturas e bombeiros já para o planejamento da corporação de 2022. Temos aqui os bombeiros civis (voluntários), que nos ajudam bastante, e agora, com a união do bombeiro civil com o bombeiro militar, trabalhando em conjunto, vamos ter condições de ajudar ainda mais a nossa população, beneficiando também os empresários. Estamos lutando por uma nova Odessa cada vez melhor”, afirmou o prefeito Leitinho.
O documento, já assinado pelo coronel Harley, segue agora para coleta de assinaturas do comandante geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros, e do secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo Pires de Campos, para formalizar o convênio – o que deve acontecer nos próximos dias.
Toda a negociação para a vinda do Corpo de Bombeiros Militares para cidade é acompanhada desde o início do ano pelo vereador Professor Antonio. A Câmara de Vereadores de Nova Odessa aprovou por unanimidade, no dia 08/11, o projeto de lei do prefeito que autoriza a formalização do convênio com o Governo do Estado para instalação da base em Nova Odessa.
A nova base do Corpo de Bombeiros Militares vai ser construída pela Prefeitura em um terreno municipal de 4 mil metros situado na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros, próxima ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta – local escolhido pela corporação por sua localização estratégica, central em relação à área urbana da cidade.
O prefeito recebeu recentemente a confirmação de que o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) está intermediando, junto ao Governo do Estado, um recurso de R$ 1,5 milhão para auxiliar Nova Odessa na construção do novo “Complexo de Segurança” da João Pessoa. Além da base do Corpo de Bombeiros da PM, o local (ainda a ser desafetado para esta finalidade) também deve receber, no futuro, as sedes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil Municipal.
Construída a base, o Estado deve destinar para Nova Odessa, segundo o Plano de Trabalho que acompanha o convênio, um caminhão motobomba de última geração e uma unidade de resgate, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), equipamentos eletrônicos, sistemas e, principalmente, um efetivo de 14 profissionais militares (cujos salários e benefícios também vão ser pagos pelo Estado). Já a Prefeitura vai arcar com os custos mensais da base (como água, luz e telefone).
“Agora, com este convênio assinado, faremos a reserva do efetivo, das viaturas e dos equipamentos já para o planejamento de 2022 do Corpo de Bombeiros do Estado, então é possível que a inauguração da nova base em Nova Odessa aconteça durante o próximo exercício (ano)”, salientou o comandante do 16º Grupamento.
“Eu sempre acreditei que Nova Odessa poderia ter uma unidade do Corpo de Bombeiros. E buscamos isso há muito tempo”, afirmou o vereador Professor Antonio. O presidente da Casa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, destacou “que todo investimento em Segurança traz um retorno imediato para a população”.
Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.