O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a possibilidade de implantação no município de uma unidade do restaurante popular “Bom Prato”, programa do governo do estado de São Paulo que oferece refeições a custo acessível.

 

No documento, o parlamentar menciona que o programa foi criado como política pública de assistência social e tem como objetivo atender famílias carentes, desempregados, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Frisa ainda que a crise socioeconômica instalada no país, agravada pela pandemia de Covid-19, deixou inúmeras pessoas com dificuldades financeiras pela redução drástica da renda, necessitando de amparo social.

 

“Considerado o maior programa de segurança alimentar do país, a rede de restaurantes ‘Bom Prato’ serve refeições de alta qualidade, saudáveis, ricas em nutrientes e a preços acessíveis à população de baixa renda, o que possibilita que uma grande parte da população tenha acesso a uma refeição digna”, comenta Malheiros. No requerimento, o autor questiona se a prefeitura tem interesse na abertura de uma unidade do “Bom Prato” e, em caso positivo, se já manifestou o interesse ao governo estadual. Pergunta também qual o posicionamento e parecer da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em relação à implantação do programa e se o município tem condições financeiras para participar do programa em parceria com alguma organização da sociedade civil.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece na quinta-feira (25).

 

Meche pede melhorias na estrutura da biblioteca municipal

 

O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a estrutura da biblioteca municipal de Americana.

 

No documento, o parlamentar relata que foi procurado por uma usuária da biblioteca que relatou que a situação do prédio não está adequada. Segundo Meche, os serviços precisam estar à disposição da população considerando o relaxamento das regras de distanciamento social. “As aulas retornaram em modalidade presencial, então a demanda por materiais de estudo aumenta. O propósito do requerimento é centrado na questão estrutural, já que o prédio é bastante antigo. Caso haja necessidade de reformas, podemos buscar recursos externos”, aponta.

 

Meche questiona se a prefeitura de Americana tem planos para reforma ou execução de obras na biblioteca municipal e qual o valor estimado para obras de melhorias. Pede, ainda, estudo técnico para execução de obras de melhoria na estrutura do prédio.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (18), e será encaminhado à prefeitura para resposta.